TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI

Por:   •  15/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.652 Palavras (19 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 19

NOME DA EMPRESA ANALISADA: SARAIVA PIM VI

BRASÍLIA/DF 2017


NOME DA EMPRESA ANALISADA: SARAIVA PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de Gestor na área de Logística apresentado à Universidade Paulista (Unip)

Orientador: Prof. Altair da Silva

BRASÍLIA/DF 2017


Este trabalho foi feito com o objetivo de analisar uma empresa, a qual foi escolhida pelo aluno, e apresentar dados com relação às suas tecnologias para o planejamento e o controle das operações logísticas, internas e externas, e também dados referentes à ética e moral aplicadas na empresa e pela empresa, ambos incluídos em um plano de negócios, para que o leitor possa avaliar as decisões e formas de trabalho dela. A empresa que foi selecionada para fim deste trabalho foi a Saraiva, uma empresa que trabalha no ramo de vendas, que era, a princípio, focada em vendas de livros, especialmente os acadêmicos. Porém, ela se estendeu ao longo dos anos e nos dias atuais trabalha também com a venda de eletrônicos, como celulares; com serviços, como recargas de celular e assinaturas de revistas; com itens de beleza e entretenimento, como perfumes, óculos, jogos para computador e consoles, filmes, dentre outros, com lojas físicas e sua loja online.

Palavras-chave: Logística – Plano de Negócios – Ética


  1. INTRODUÇÃO        3
  2. A EMPRESA        5
  3. OS PRODUTOS E SERVIÇOS        6
  4. ANÁLISE DA ESTRATÉGIA        7
  5. PLANO DE MARKETING        8
  6. PLANO DE RECURSOS HUMANOS        9
  7. ANÁLISE DE MERCADO        9
  8. OBJETIVOS LOGÍSTICOS        11
  9. TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        12
  10. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL        14
  11. PLANO FINANCEIRO        15
  12. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17
  13. REFERÊNCIAS        19

  1. INTRODUÇÃO

A Saraiva foi fundada em 13 de dezembro de 1914, como uma livraria, por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, no centro da cidade de São Paulo. A primeira sede localizava-se no Largo do Ouvidor, bem próximo à Faculdade de Direito de São Paulo, sob o nome comercial de Livraria Acadêmica. Atualmente, a Livraria Saraiva está espalhada por vários estados do Brasil, sendo encontrada principalmente em shoppings.

A empresa é dividida em três setores primários, sendo estes o Grupo Saraiva, a Editora Saraiva, e sua rede de varejo que leva o nome Saraiva. Em 1998, a Saraiva conclui a aquisição da Editora Atual, e passa a comercializar seus produtos por meio da internet.

No dia 6 de março de 2008, conforme notícia no site da Folha de S. Paulo, a empresa comprou a totalidade das ações da Livraria Siciliano por R$ 60 milhões, somando à um total de 88 lojas próprias, e mais 11 franqueadas, que estavam distribuídas em treze estados brasileiros, provenientes da rede da Siciliano.

Este Projeto foi montado com o objetivo de analisar a empresa Saraiva, à qual fornece todos os dados que foram necessários para a confecção deste projeto, livremente em seu site saraivari.com.br. Dado que a empresa trabalha com um sistema de capital aberto, todos os dados que aqui se apresentam foram retirados de lá, sem que houvesse a necessidade de uma visita de campo.

Quanto ao conteúdo analisado, este foi montado com base nas disciplinas de Plano de Negócios, que trata de organizar e esclarecer a forma a qual a empresa trabalha, com o que ela trabalha e analisa também o mercado que ela trabalha, com informações sobre seus clientes, concorrentes, dentre outros; de Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas, que trata do controle das tecnologias da empresa para o gerenciamento das operações da empresa, como o controle do estoque, a segurança dos empregados e as políticas de reciclagem; e de Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial, que analisa a forma como a empresa lida com assuntos éticos, como a responsabilidade social, e analisa


também os direitos que possui a empresa e seus funcionários, como o direito de organização e representação dos trabalhadores, o direito da licença-maternidade, o direito às férias e o direito à greve.


  1. A EMPRESA

A Saraiva é uma companhia nacional, de capital aberto, que cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços através de suas lojas físicas e e-commerce. Possui 112 lojas espalhadas em 17 Estados brasileiros e o Distrito Federal, possui uma grande rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento e ainda comercializa um leitor digital próprio, o Lev.

Opera com uma abordagem integrada e multicanal, desde meados de 1998, período em que lançou sua plataforma de e-commerce, que oferece ao cliente produtos e serviços através de lojas físicas ou de seu site de comércio, o Saraiva.com. Produtos e serviços estes que são entregues à domicílio, quando aplicável, e que o cliente pode optar por retirá-los diretamente de uma loja física da Saraiva. Neste último caso, o cliente fica isento de taxas de frete, pagando apenas pelo produto ou serviço ao qual lhe é de interesse.

Gráfico 1 – Distribuição de lojas físicas pelo país

[pic 2]

Fonte: Site da Saraiva, em Visão dos Negócios

Possui um número de 2,3 milhões de clientes ativos em sua plataforma de e-commerce, com mais de 3 milhões de pedidos anuais, realizadas por meio de Mega Stores, que possuem áreas de vendas de 460m2 a 1.800m2, de Lojas


Tradicionais, que possuem áreas de vendas de 110m2 a 480m2, da Nova tradicional, iTowns, aeroporto e também pelo comércio eletrônico.

  1. OS PRODUTOS E SERVIÇOS

A Empresa Saraiva trabalha com o comércio de produtos e de serviços conforme algumas categorias. Com relação aos produtos que comercializa, estão incluídos o comércio de livros, de papelaria, de jogos para consoles e computadores, materiais de informática, locação e/ou venda de filmes, músicas, brinquedos, eletrônicos e produtos de beleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (324.7 Kb)   docx (140.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com