TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa a analise contábil referente aos balanços de 2010 a 2014, da empresa Klabin S/A.

1.1 Sobre a Klabin S/A

Maior produtora e exportadora de papeis e líder de mercado no Brasil, a Klabin S/A foi fundada em 1899. Tendo, sua sede administrativa em São Paulo – SP, mantem escritórios em outros nove estados no país, além de uma filial nos Estados Unidos e na Europa.

Atualmente possui capacidade produtiva de 2,0 milhões de toneladas de papel, exportando para mais de 60 países.

A Klabin S/A visa um manejo sustentável, sendo a primeira empresa do setor de papel e celulose do Hemisfério Sul a receber certificado da FCS (Forest Stewardship Councii), em meados de 1998; Atualmente, a maior parte das florestas da Klabin S/A possui esta certificação. Fora outros prêmios adquiridos, em 2004 a mesma foi reconhecida com o premio de “Empresa criadora de tendências de desenvolvimento sustentável”, oferecido pela Rainforest Alliance, ONG internacional  

Segundo dados divulgados pela empresa em seu site, a companhia encerrou o ano de 2014 com 46.945 colaboradores diretos e indiretos, com resultado liquido de R$ 4,9 bilhões, 6% superior a 2013. Seu valor de mercado em 31 de dezembro atingiu 14 bilhões.

  1.       METODOLOGIA

 

A análise de um balanço patrimonial é de extrema importância para averiguar a realidade financeira da empresa, verificando seu caixa, investimentos e estoques bem como seus saldos devedores. O balanço patrimonial nada mais é que a fotografia da empresa, e sua correta análise propiciam para acionistas, por exemplo, a confiabilidade para se investir e aplicar.

De acordo com Reis (2006),o patrimônio  é refletido pelo Balanço Patrimonial, composto por aplicações efetuadas em bens e direitos e, também, pelas origens dos recursos. Assim, o Balanço Patrimonial é composto pelas aplicações no Ativo, oriundas das origens classificadas no Passivo.

Ainda segundo Reis (2006), o Ativo é toda e qualquer aplicação efetuada para os bens e direitos da empresa, sendo esta a totalidade do patrimônio bruto. Porém, o autor complementa afirmando que qualquer entidade não pode investir no seu Ativo mais recursos do que os que são disponibilizados através das origens, sendo estas de terceiros, classificadas no Passivo, ou do seu capital próprio, que correspondem ao capital investido pelos sócios ou causado pelas operações societárias. 

Desta forma, o ativo indica a natureza dos valores nos quais a empresa aplicou os seus recursos, discriminando-os por suas características, podendo ser em moeda, compras de mercadorias para revenda, valores a receber, prédios, terrenos ou bens de uso em geral (REIS, 2006). Segundo Iudícibus (2009), o ativo é representado pelos bens e direitos sob o domínio e controle da entidade, desde que sejam estimados monetariamente, para que assim possam gerar benefícios para a empresa. Estes ainda podem ser bens e/ou direitos presentes ou futuros. Já para Favero et al. (2011), o ativo pode ser definido como um conjugado de bens e direitos decorrentes de eventos anteriores e que tenham capacidade de geração de caixa, o qual dispõe à entidade para que assim possam atingir os objetivos que sejam determinados no processo de gestão. 

A potencialidade de geração de caixa, segundo Favero et al. (2011), torna-se um dos fatores mais relevantes no ativo, pois a partir do instante em que é iniciado um determinado evento, será esperada pelos investidores uma obtenção de lucro maior do que os recursos investidos ou que, ainda, poderiam obter em outra atividade, ou por outra aplicação dos mesmos recursos financeiros investidos. 

De acordo com Iudícibus (2009), algumas Demonstrações Contábeis são obrigatórias, com base na escrituração contábil, sendo elas o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado. Especificamente sobre o Balanço Patrimonial, Iudícibus (2009) esclarece que o mesmo origina-se da expressão balanço, pois denota o equilíbrio entre o Ativo e Passivo, juntamente ao Patrimônio Líquido, ou seja, da igualdade obtida pelas Origens e Aplicações de Recursos. Já o termo patrimonial tem sua origem no patrimônio da empresa, definido pelo conjunto de bens, direitos e obrigações.  Assim, o Balanço Patrimonial é entendido como o equilíbrio patrimonial de uma organização. 

As informações para a realização deste trabalho foram extraidas do site cooporativo da empresa e do site www.investsite.com.br, que é um site com informações para realizar investimentos baseados em analise fundamentalista, onde traz aos interessados, informaçoes sobre ações de empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa, além das demonstrações financeiras das empresas.

A Análise Horizontal (AH) corresponde ao estudo comparativo, em períodos de tempo consecutivos, da evolução das contas que compõem as demonstrações financeiras. Toma-se um exercício como base (índice 100%) e faz-se a relação conta-a-conta dos exercícios seguintes. Assim é possível ver a variação das contas ao longo do tempo, comparando-se ao ano-base. Para que se possa extrair conclusões é necessário que se analisem três a cinco exercícios consecutivos. Conforme a Equipe de professores da FEA/USP (1993), o ideal é que todos os valores sejam convertidos para a moeda do último exercício, usando fatores de deflacionamento. No caso deste trabalho, foram analisados as varias dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, tomando como base o ano de 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com