TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização De H2SO4

Trabalho Universitário: Padronização De H2SO4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 11

Título:- Padronização de solução ácida (HCl)

Objetivo:- Padronizar solução ácida com a concentração desejada. Revisar técnicas de cálculos, pesagem, pipetagem e titula- ção.

Introdução Teórica:-

Ácido Clorídrico – HCl

Conceito

Ácido clorídrico, ácido muriático ou ainda Cloreto de hidrogênio em solução é um composto químico de fórmula molecular HCl. Fabricado em larga escala a partir do século XV, sua produção industrial iniciuo-se na Inglaterra. O HCl puro (cloridreto) é um gás incolor bastante tóxico, não inflamável e corrosivo. A sua solução aquosa é denominada ácido clorídrico podendo ser vendido comercialmente com o nome ácido muriático (impuro), para limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens. É utilizado ainda na indústria e em laboratórios de diversas formas. Suas classificações químicas são as seguintes: monoácido, hidrácido, volátil e forte (dissociação = 92,5%)

História

O ácido clorídrico foi descoberto por volta do século IX, pelo alquimista persa Jabir Ibn Hayyan, conhecido também como Geber. A partir dessa e outras descobertas Geber deu origem a diversas outras substâncias, tais como a água régia, uma mistura de HCl com HNO3.

A produção industrial do ácido clorídrico principiou na Inglaterra, e atingiu seu auge durante a Revolução Industrial, quando se promulgam leis proibindo a descarga indiscriminada de cloreto de hidrogênio na atmosfera. Esta legislação obrigou os fabricantes de barrilha, pelo processo Leblanc, a absorve o cloreto de hidrogênio em água. À medida que se descobriram novos usos para o ácido clorídrico, foram sendo construídas fábricas visando somente a sua produção.

Produção do HCl

Existem quatro maneiras para sua produção:

Combustão do hidrogênio com o cloro, o hidrogênio comporta-se como combustível e o cloro como comburente (substância que alimenta uma combustão) esse é o processo sintético.

Reação do ácido sulfúrico com cloreto de sódio.

Subproduto da produção de hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos.

Processo Hagraves tendo como base esta reação:

4NaCl + 2SO2 + O2 + 2H2O → 2Na2SO4

Esta foi a reação utilizada na Europa desde 1.870 na fabricação do Sal de Glauber ou Sulfato de Sódio.

Dados do Ácido Clorídrico

Sinônimos:- Ácido Muriático, muriatic acid, chlorohydric acid, hydrochloric acid.

Fórmula Química:- HCl

Dados Físicos:- Aparência, líquido límpido e incolor ou levemente amarelado com cheiro pungente (Evite Cheirar!!), o ácido concentrado é fumegante, sendo seu ponto de ebulição de 109°C e sua gravidade específica é igual a 1,19.

Estabilidade

O ácido clorídrico é estável, por isso evite a aproximação a chamas, fontes de calor, o mesmo é incompatível com a maioria dos metais comuns, aminas, óxidos metálicos, anidrido acético, propiolactona, acetato de vinila, sulfato de mercúrio, fosfeto de cálcio, formaldeído, álcalis, carbonatos, bases fortes, ácido sulfúrico e ácido clorosulfônico.

Equipamentos de Segurança para uso (EPIs):

Óculos de Segurança ou Protetor Facial;

Avental ou Jaleco;

Luvas impermeáveis.

Toxicologia

Extremamente corrosivo, a inalação do vapor pode causar ferimentos sérios, a ingestão pode ser fatal. O líquido pode causar danos a pele e aos olhos TVL 5ppm.

Risco ao Meio Ambiente

Letal para peixes a partir de 25mg/l, tóxico para organismos aquáticos devido a alteração de Ph

Considerações para Eliminação

Sempre que não for possível salvar a substância para reutilização ou reciclagem, esta deve ser colocada em um aparato, aprovada e apropriada para eliminação do lixo. O processamento, o uso ou contaminação deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo.

Aviso Especial em caso de Incêncio!!!!

No caso de fogo, usar equipamento protetor completo, contendo respirador individual operando com demanda de pressão ou outro sistema de pressão positiva.

Material e Reagentes:-

Material: capela, pipeta com pipetador ( ou pêra de sucção),balão vo-

lumétrico de 100 ml, pisseta, suporte universal, garra para

bureta, bureta, fundo branco, balança semi-analítica, espá-

tula, erlenmeyer, bastão de vidro, termômetro, vidro de re-

lógio.

Reagente: Água destilada (H2O)

Ácido clorídrico (HCl)

Carbonato de sódio (Na2CO3)

Alaranjado de metila

Banho de gelo

Procedimento Experimental 1:-

Calcular o volume de ácido clorídrico (HCl) para preparar 100ml de solução a 0,470N, cujo título é 38, densidade 1,181, PM 36,46.

V1= ? M = .d.10 ---> M = 38.1,181.10 ---> M = 12,309 mols/l

V2= 100ml MM 36,46

N = 0,470N

= 38

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com