TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama nacional e internacional da cadeia de produção

Trabalho acadêmico: Panorama nacional e internacional da cadeia de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL DA AMAZONIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS

FARNEY VINICIUS

ILCIVAN CONCEIÇÃO

LUCELIA MEDEIROS

MARCIO L E RIBEIRO

MATHEUS A FERRONATO

NAYARA SILVA LIMA

PROGAMA NACIONAL DE SAUDE ANIMAL

SUíDEOS

BOA VISTA-RR

2014.2

PROGRAMA NACIONAL DE SAUDE ANIMAL

SUíDEOS

Elaborado Por:

FARNEY VINICIUS

ILCIVAN CONCEIÇÃO

LUCELIA MEDEIROS

MARCIO L E RIBEIRO

MATHEUS A FERRONATO

NAYARA SILVA LIMA

Trabalho apresentado no 6° semestre do

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da

Faculdade Estácio Atual com Trabalho de

Graduação Interdisciplinar.

BOA VISTA-RR

SETEMBRO/2014

SUMÁRIO

Apresentação..................................................................................................... pag 5

Panorama nacional e internacional da cadeia produtiva - SUIDEOS............pag 6

Principais doenças de importância econômicas.............................................pag 6 Caracterização da enfermidade foco do programa nacional ........................pag 8

Normas/Legislações que regulam o programa de controle/erradicação.......pag 9

Principais ações, estratégias, tecnologias previstas no programa para prevenção e enfrentamento da enfermidade...................................................pag 12

Situação atual do controle/erradicação da enfermidade no Brasil e em

Roraima ..............................................................................................................pag 16

Referências Bibliográfica..................................................................................pag 17

Apresentação

O programa de saúde animal foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse programa tem como características de prevenir e proteger o rebanho das adversidades contra os animais.

Através desse programa foi delimitado as normativas que direcionam a atividade de suídeos mostrando ao produtor doenças, procedimentos, ações que iram ajuda-lo com o seu rebanho.

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o panorama nacional e internacional da cadeia produtiva dos suídeos, quais as principais doenças de importância econômica, suas caracterizações, normas e legislação que regulam o programa, quais as enfermidades, principais ações, estratégias e tecnologias prevista pelo programa pra prevenção e enfrentamento e por fim a situação atual no Brasil e no Mundo.

Panorama Nacional e Internacional da Cadeia Produtiva Suídeos

A produção de suínos no Brasil iniciou uma nova fase a partir do final da década de 1980 e início dos anos de 1990, avançando em questões técnicas, de meio ambiente e também de organização da produção. Nos últimos 20 anos a cadeia produtiva de suínos aumentou a produção de carne em mais de 1,0 milhão de toneladas, fechando o ano de 2008 com mais de 3,0 milhões de toneladas produzidas no Brasil. Tudo isso com uma sensível redução de plantel e um expressivo aumento de produtividade das granjas comerciais.

No mercado internacional, a carne suína brasileira, após um período caracterizado por vigoroso crescimento, encontra-se num patamar de estabilidade em termos de volumes anuais exportados. Após a conquista de mercados com menores barreiras sanitárias o setor exportador de carne suína do Brasil enfrenta o desafio de acessar mercados mais exigentes, como é o caso do mercado japonês (FIALHO et al., 2007).

Destaque-se que boa parte dos impedimentos aos mercados mais exigentes poderia ser contornada com avanços no campo institucional e nas regras de controle sanitário, como é o caso das análises de risco, da regionalização ou da compartimentação. Isso aconteceria, se não hou- vesse interesse dos próprios países importadores e de outros países exportadores em jogo.

O comércio mundial de carne suína é dominado pela União Europeia, com mais de 70% de toda carne suína que chega ao mercado mundial tendo como origem esta região do globo. O Brasil ainda possui uma carteira de clien- tes muito concentrada, com predominância do mercado russo e ausência dos demais grandes compradores mundiais de carne suína, especialmente aqueles com maiores exigências sanitárias, mas que, em compensação, também pagam os melhores preço.

Principais doenças de importância econômicas

O avanço do setor de carnes brasileiro no mercado internacional é dificultado em termos de sanidade animal principalmente devido ao risco das seguintes enfermidades: para carne suína a febre aftosa, a doença de Aujeszky e a peste suína clássica.

A doença de Aujeszky ou Pseudoraiva é uma enfermidade infecciosa causada por um Herpesvirus, o Herpesvirus Porcino Tipo I (HPV-I) A doença afeta um grande número de espécies animais, sendo que o suíno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com