TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paquimetro

Ensaios: Paquimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2012  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Aprender a utilizar micrometro por meio da pratica, analisando o diâmetro, de uma esfera e calcular seu devido volume, bem como a espessura de um fio de cabelo.

MATERIAL UTILIZADO

 Micrometro

 Esfera (bolinha de gude)

 Fio de cabelo

INTRODUÇÃO A TEORIA

O que é Micrometro?

Micrômetro é um instrumento que permite a leitura em centésimos e milésimos de milímetro de maneira simples, mais rigorosa e exata que o paquímetro.

Sua origem

Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Na França,entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer.

Conhecendo o aparelho e suas partes

As partes componentes de um micrômetro são: arco, faces de medição, batente, fuso micrométrico, bainha, bucha interna, porca de ajuste, catraca, tambor, trava e isolante térmico.

• Arco é feito de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar tensões internas.

• Isolante térmico evita a dilatação do arco, onde está fixado, porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.

• Fuso micrométrico é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca.

• As faces de medição tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planas e paralelas. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro de alta resistência ao desgaste.

• Porca de ajuste permite o ajuste da folga do fuso micrométrico quando isso é necessário.

• Tambor é onde se localiza a escala centesimal. Gira ligado ao fuso micrométrico; portanto, a cada volta seu deslocamento é igual ao passo do fuso micrométrico.

• Catraca ou fricção assegura uma pressão de medição constante.

• Trava permite imobilizar o fuso numa medida pré-determinada.

Características do micrômetro

O micrômetro caracteriza-se pela capacidade, pela resolução e pela aplicação.

A capacidade de medição do micrômetro é geralmente de 25mm ou uma polegada, variando o tamanho do arco de 25 em 25mm ou de 1 em 1”. Pode chegar a 2000mm ou 80”.

A resolução pode ser de 0,01mm; 0, 001mm; .001” (um milésimo de polegada) ou .0001” (um décimo de milésimo de polegada). No micrômetro de 0 a 25mm ou de 0 a 1”, quando as faces dos contatos estão juntas, a borda do tambor coincide com o traço zero da bainha. A linha longitudinal, gravada na bainha, coincide com o zero da escala do tambor.

A aplicação do micrômetro é variada, segundo a necessidade. Assim, existem micrômetros de medida externa e de medida interna.

TIPOS DE MICROMETRO

Micrômetro com contato em forma de V

Especialmente construído para medição de ferramentas de corte que possuem número ímpar de cortes, como fresa de topo, macho, alargador. Os ângulos em V do micrômetro para medição de ferramenta de 3 cortes é de 60o, de 5 cortes, 108o e de 7 cortes, 128o34’17”.

Micrômetro para medir parede de tubo

Dotado de arco especial, possui o contato a 90o com a haste móvel, o que permite a introdução do contato fixo no furo do tubo.

Micrômetro contador mecânico

É para uso comum, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com