TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pelotização

Casos: Pelotização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

A retirada do sistema de soda é um dos principais ganhos, pois elimina o risco dos operadores à soda cáustica. O ganho quantitativo da exposição este risco será apresentado posteriormente, mediante cálculo do Fator de Risco.

Os resultados mostraram que a bentonita Bun Power possui desempenho de processo satisfatório, com o benefício de agregar menos sílica, em função da baixa dosagem de aglomerante. (A redução de sílica é um fator que se confirma por balanço de massa).

A Bun Power tem viabilidade técnica e produz pelota com qualidade, porém sua aplicação industrial requer ajustes no processo e no produto, para evitar perdas de produção na planta, observa-se uma maior necessidade de atuação do operador no pelotamento.

As variações do pellet feed e insumos podem tornar a observação em campo difícil de ser percebida;

O ganho financeiro é bastante significativo, porém a perda de permeabilidade do forno tem que ser considerada, pois o forno de pelotização pode ter suas limitações de projeto e qualquer fator que leve a perda de permeabilidade pode ser um complicador. Existe um potencial elevado de perda de produção em relação à bentonita tradicional para produtividades maiores da planta. Assim, verificou-se que essas argilas eram compostas por argilominerais montmoriloníticos, elíticos caulinitico, com camada mista de ilita-montmorilonita e quartzo, e que se tratadas com solução concentrada de carbonato de sódico seria possível a obtenção de bentonita sódica capaz de substituir satisfatoriamente a bentonita convencional importada pelo Brasil. A parti desse estudo pouco a pouco as argilas começaram a ser comercializado, produzindo bentonita na forma sódica e também cálcicas, para atender aos diversos uso industriais.

Com as características químicas das Bentonita convencional e uso da soda cáustica atualmente o uso objetiva aumento no consumo e nos riscos eminente na área operacional da pelotização.

Segundo Harben e Kuzvart, (1996):

A pelotização de minério de ferro usa entre 6 e 8 kg de bentonita sódica, ou smectita cálcica ativada com carbonato de sódio, para cada tonelada de minério de ferro. A bentonita tem como função promover uma ligação entre as partículas minerais, conferindo resistência mecânica às pelotas verdes e, após a queima, às calcinadas.

De acordo com a percepção, ou seja, a forma com a bentonita Bun power é aplicada no processo de pelotização, ela cria uma característica mais segura, custo de consumo baixo e boa qualidade química do produto, evitando assim o percentual de sílica e alumina bem acima do esperado, garantindo maior adequação para o processo de formação das pelotas podendo evitar correção do minério de terceiros ocasionando custos elevados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com