TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perigos De Produtos Químicos Em Laboratórios

Casos: Perigos De Produtos Químicos Em Laboratórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  8.748 Palavras (35 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 35

Perigos de Produtos Químicos em Laboratórios

Para trabalhar com segurança em laboratórios químicos você precisa estar informado sobre as propriedades e os perigos associados à manipulação de produtos químicos. Este documento ajudará você a identificar os perigos e a entender as Folhas de Informação sobre Produtos Químicos (FISPQ, ou MSDS – Material Safety Data Sheets) que podem ser solicitadas para todos os produtos químicos comercializados. A seguir serão descritas medidas de controle apropriadas para minimizar os riscos associados à manipulação de produtos químicos em laboratórios de pesquisa da Universidade. Muitos destes produtos químicos, inclusive, representam perigos múltiplos à saúde, ao ambiente de trabalho e ao meio-ambiente.

2.1 Perigos Físicos

Muitos produtos químicos oferecem perigos físicos concretos, podendo agir como inflamáveis, combustíveis, corrosivos, explosivos, pirofóricos (que se inflamam espontaneamente, em contato com o ar), oxidantes, formadores de peróxidos, criogênicos ou reativos em meios aquáticos ou quando em contato com a atmosfera.

2.1.a - Produtos Químicos Inflamáveis ou Combustíveis

São aqueles que não evaporam rapidamente nas condições de temperatura e pressão do local onde se encontram, permitindo o acúmulo de vapor suficiente para inflamar na presença de uma fonte de ignição. A menor temperatura na qual o vapor de um líquido pode ser inflamado por uma chama ou por uma faísca é conhecida como ponto de ignição desse produto químico. Substâncias inflamáveis podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, mas o tipo mais comum encontrado nos laboratórios é o líquido inflamável ou o vapor produzido por tal líquido.

Produtos químicos inflamáveis ou combustíveis podem reagir com oxidantes químicos causando fogo ou explosões (um composto pode queimar com rapidez suficiente para causar uma explosão). Combustíveis geram quantidades de vapor suficientes para ignição à temperaturas de ≥ 38o C. Produtos químicos inflamáveis produzem quantidades de vapor suficientes para ignição em temperaturas abaixo de 38o C (Tabela 1).

Tabela 1. Pontos de ignição e de ebulição de diferentes classes de líquidos inflamáveis ou combustíveis:

Inflamável Combustível

I-A I-B I-C II III

Ponto de ignição <23o C <23o C 23o C 38o C 60o C

Ponto de ebulição <38o C 38o C <38o C <60o C <93o C

A Folha de informação sobre produtos químicos (FISPQ) pode incluir informações sobre a temperatura de auto-ignição do produto químico, que corresponde à menor temperatura na qual a energia térmica permite a ignição espontânea de vapores do produto. Quando o vapor inflamável atinge a sua temperatura de auto-ignição, a ignição ocorre mesmo na ausência de faíscas. Quanto mais baixa a temperatura de ignição, maior o potencial de incêndio. Os rótulos de produtos químicos geralmente contêm informações sobre a sua inflamabilidade e o seu ponto de ignição. Solventes com pontos de ignição abaixo da temperatura ambiente podem formar uma nuvem de vapor invisível cuja ignição por uma faísca pode causar um incêndio ou uma explosão.

Produtos químicos inflamáveis ou combustíveis também são caracterizados com respeito à sua tendência de explosão. O limite de inflamabilidade inferior (LII) e superior (LIS) correspondem, respectivamente, à menor e maior concentração de vapor da substância que produzirá a explosão, na presença de uma fonte de ignição. Estes limites estabelecem o intervalo de concentrações de vapor de um composto, dentro do qual este queima de forma explosiva. As concentrações críticas de vapor do composto, as quais delimitam a zona de risco de explosão, dependem da temperatura e do oxigênio disponível na atmosfera.

Produtos inflamáveis são mais perigosos em temperaturas elevadas devido a velocidades de evaporação mais altas.

Os líquidos inflamáveis com pontos de ignição abaixo da temperatura ambiente (cerca de 27o C) são os que apresentam maior risco de incêndio ou explosão em laboratórios. Os pontos de ignição e a classe de inflamabilidade dos líquidos comumente utilizados nos laboratório estão indicados na Tabela 2.

Tabela 2. Ponto de ignição (PI) e classe de inflamabilidade de líquidos comumente empregados em laboratórios de pesquisa.

Substância PI (oC) Classe Substância PI (oC) Classe

Acetaldeído -39 I-A gasolina -46 I-A

Acetona -18 I-B Ácido acético glacial 40 II

Benzeno -11 I-B hexano -18 I-B

Sulfeto de Carbono -29 I-B Metanol 12 I-B

Ciclohexano -17 I-B Pentano -40 I-A

Ciclohexanol 68 III Éter de petróleo -40 I-A

Etanol 13 I-B Monômero de estireno 32 I-C

Acetato de etila -4 I-B Tolueno 4 I-B

Cloreto de etila -50 I-A Xileno 29 I-C

Etil éter -45 I-A

O Xileno, com um ponto de ignição de 29o C, ou seja, pouco acima da temperatura ambiente, é freqüentemente usado como um substituto menos tóxico e mais seguro para o benzeno.

Deve-se ter em mente que os vapores dos produtos químicos são invisíveis e, portanto, uma trilha de vapor que passe próxima a uma fonte de ignição, pode resultar em um incêndio ou explosão de sérias proporções em um laboratório químico. A ocorrência de incêndios irá depender de três fatores, que devem ocorrer simultaneamente no mesmo local:

 a existência de uma atmosfera oxidante (ar),

 a ocorrência de um acúmulo de gás ou vapor inflamável,

 a disponibilidade de uma fonte de ignição.

Assim, o segredo da redução do risco de incêndio consiste no controle de um ou mais dos fatores causadores, na seguinte ordem de prioridade: 1. controle da fonte de ignição, 2. redução da concentração de vapores inflamáveis e 3. redução da disponibilidade de oxigênio, se possível.

2.1.b Oxidantes

Um oxidante corresponde a um elemento ou composto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com