TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 3 Marketing

Casos: Pim 3 Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 12

MARKETING

Gerência de Marketing e Gerência de Produto

Responsabilidades do Gerente de Marketing

O marketing é uma das áreas centrais das empresas; em geral as outras são pesquisa e desenvolvimento, produção industrial ou operações, finanças, tecnologia da informação e recursos humanos. Enquanto as outras áreas se concentram em questões internas, o foco do marketing é apenas o cliente. De todas as atividades, o marketing é a mais essencial, pois sem clientes não há receita, e sem receita sobram poucas atividades para as demais áreas. Portanto, o destino das empresas depende das habilidades de seus gerentes de marketing.

É difícil generalizar sobre os deveres e responsabilidades exatos dos gerentes de marketing. Isso acontece porque, se um gerente desempenhasse todas as funções do marketing, ele seria comunicador, vendedor, responsável pelo planejamento, pesquisador, analista, encarregado do desenvolvimento de produto, especialista em cadeia de abastecimento. Em outras palavras, cada atividade que implica a satisfação da necessidade do cliente seria responsabilidade do gerente de marketing.

Podemos dividir os papeis do gerente de marketing em cinco categorias. A primeira seria tornar-se especialista no mercado. As vendas são a vida e a morte da prosperidade de uma empresa. Entender as forças que direcionam um mercado específico e estimular a demanda usando várias ferramentas e estratégias são habilidades essenciais.

Em segundo lugar, o gerente de marketing é um comunicador. Ele interage com os clientes para informá-los sobre os benefícios de um produto. Tudo, desde a propaganda até o rótulo no pacote, transmite uma mensagem para o consumidor sobre esses benefícios. Ao mesmo tempo, o gerente de marketing ouve os consumidores para identificar as necessidades que não estão sendo satisfeitas. A longo prazo, é o cliente que dita a dinâmica do mercado.

Em terceiro lugar, o gerente de marketing é um supervisor. As marcas são a sustentação das empresas; cabe a ele supervisionar o programa que fortalece e realça a imagem da marca.

Em quarto lugar, o gerente de marketing também é um negociador. É raro o produtor vender diretamente para seus clientes. Ao invés disso, ele usa intermediários para distribuir seu produto. O gerente de marketing precisa aprender a negociar com esses intermediários acordos benéficos para ambas as partes.

Finalmente, o gerente de marketing é um gerente. Ele tem contato pessoal com outros membros da organização, supervisiona projetos e baseia-se em seus valores pessoais ao enfrentar situações éticas difíceis. Mesmo quando a tarefa é simples, o gerente de marketing precisa tocar muitos instrumentos.

Funções

A função da administração mercadológica é formular as estratégias de marketing, determinar objetivos e tomar decisões que possibilitem a empresa conquistar lucros satisfazendo os consumidores.

A função da administração mercadológica é definida como a aplicação de vários conhecimentos científicos no esforço coordenado de planejar, organizar e controlar as atividades da empresa que orientem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor de modo que o consumidor fique satisfeito e que os objetivos da empresa sejam conquistados.

As Tarefas da administração mercadológica são localizar e avaliar as oportunidades de mercado, planejar e programar a ação mercadológica, organizar, liderar/coordenar e finalmente avaliar e ajustar o esforço de comercialização.

Prever: que é antecipar o futuro, predizer os fatos e valores que acontecerão no mercado, antevendo os acontecimentos para antecipar-se a eles.

Planejamento: o profissional de marketing deve traçar planos que fixem a forma pela qual a empresa vai se conduzir, a estruturação dos objetivos para que os alvos sejam atingidos. O planejamento significa determinar a conduta para enfrentar as situações detectadas pela previsão, através da seleção dos meios para o atingimento do alvo e da avaliação de cada um deles. O planejamento é a articulação dos componentes do mix de marketing.

Organizar: cujo significado é desenvolver o tipo de organização que mais se ajuste à consecução dos objetivos. A organização se inicia com a compatibilização dos planos, com a política da empresa e com as estruturas existentes nos vários departamentos. O administrador deve estabelecer os meios (humanos e materiais) necessários para o desempenho e dispô-los de forma funcional. A organização parte da elaboração dos organogramas, fluxogramas e cronogramas e do cumprimento de suas determinações. Bem como o estabelecimento de parceiros externos, como fornecedores e distribuidores.

Coordenar: é o exercício de ordenar os esforços e atividades dos subordinados. A coordenação envolve o manejo dos planos individuais de produto, propaganda, promoção, vendas e distribuição para que eles não se entrechoquem e convirjam sempre para os objetivos globais da empresa. A coordenação é o exercício do comando, a habilidade de estimular as ações de cada componente do composto mercadológico em função da melhoria do desempenho e da lucratividade almejada. A coordenação pleiteia um trabalho harmônico, a rentabilidade de cada função e a redução dos custos operacionais. O objetivo da coordenação é o de obter um esforço interno integrado que é essencial para o atingimento dos alvos.

Controlar: a função de controle se subdivide em quatro etapas:

• a fixação dos níveis de execução;

• a análise dos resultados;

• a avaliação da execução;

• a ação corretiva.

O propósito de qualquer sistema de controle é estabelecer uma plataforma para a atuação e a decisão.

Inovar: o aproveitamento das oportunidades envolve um programa de inovação. A inovação é um risco que só pode ser superado pela capacitação do administrador em planejar uma forma sistemática de informação e análise para o desenvolvimento de novas atitudes em função da satisfação dos consumidores. A inovação ocorre no desenvolvimento de novos produtos, numa nova maneira de se comunicar com os consumidores, na forma de manejar o processo da venda, na articulação de novos sistemas de distribuição.

Estrutura departamental e interação com as outras áreas.

A organização dos departamentos consiste em adequar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com