TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim VII - Logistica

Monografias: Pim VII - Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  4.418 Palavras (18 Páginas)  •  1.806 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O trabalho inicia-se com uma breve descrição da Natura, empresa de cosméticos brasileira.

A segunda parte deste trabalho tem como objetivo mostrar como a Empresa Natura Cosméticos, líder de vendas e exemplo de cadeia logística bem estruturada, gerencia seu transporte. Apesar das imensas possibilidades, o enfoque aqui acontece na terceirização das entregas, essa escolha aconteceu porque, apesar das vantagens, pode representar um ponto de fraqueza para a empresa. Serão abordadas e comentadas questões relacionadas a escolha e manutenção de empresas parceiras; em relação aos indicadores de desempenho, serão mostrados e comentados aqueles mais indicados a suas práticas, e além disso, melhorias para a gestão de riscos apontadas.

A terceira parte trata da integração logística entre produção e comércio, descrevendo todas as etapas de um pedido Natura, desde a consultora até o despacho. O enfoque, neste momento, está na tecnologia empregada e no alto desempenho percebido.

O desenvolvimento sustentável, como uma das “bandeiras” da Natura é o último tema abordado pelo trabalho. São mostradas as ações que a Natura já toma e também onde ela deve passar a atuar ou aumentar sua participação.

2

2. EMPRESA A Natura é uma marca 100% brasileira presente em sete países da América Latina e na França, é a indústria líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias, higiene pessoal e venda direta.

A companhia possui capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo

Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e possui ações altamente valorizadas devido à sua imagem positiva e ao alto desempenho financeiro apresentado.

Exemplo de vendas diretas, a Natura possui uma rede de mais de 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura no Brasil e em outros cinco países da América Latina e na França. Possuem também quase sete mil colaboradores (em 2012) e 4,7 mil fornecedores, entre eles as transportadoras (tratadas no item a seguir).

No Brasil, possui fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Cajamar (SP) e Benevides (PA) e um centro de conhecimento em Manaus (AM).

No topo da estrutura organizacional de vendas situam-se os gerentes de mercado, em seguida há os gerentes de venda e, posteriormente, as promotoras de vendas. Estas, por sua vez, atuam nas diversas regiões do Brasil e demais países com presença Natura e são responsáveis por realizar o contato direto com as Consultoras. As promotoras de venda têm a função de realizar a divulgação dos novos produtos da empresa, bem como incentivar o trabalho das consultoras.

As Consultoras, que realizam a venda direta ao consumidor, são tidas como uma espécie de cliente final da cadeia logística da empresa, pois toda negociação de pedidos e entrega de mercadorias ocorre diretamente entre a empresa e a Consultora. Posteriormente, a consultora final é quem repassa diretamente ao consumidor os produtos vendidos.

Já em relação à logística, os números da Natura são surpreendentes: 61 mil pedidos, 68 mil caixas e 2 milhões de produtos por dia. Além de R$ 437 milhões investidos em infraestrutura e logística apenas em 2012. Esses números representam enormes quantidades vendidas através, principalmente, do sistema de vendas realizado por consultoras, ou seja, cabe à logística atender de forma eficiente não só as expectativas do consumidor final, mas também de seus consultores.

3

3. GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE É inegável que, hoje no mundo, o transporte é a essência das atividades logísticas e seu bom gerenciamento é capaz de fazer com que as empresas possam ser cada vez mais competitivas.

Hoje a maior parte da estrutura de transportes da Natura é terceirizada. Isso pode gerar redução dos custos com o transporte e, levando-se em consideração o grau de especialização das empresas contratadas, um processo de entrega mais eficiente. Contudo, vale lembrar que a terceirização pode significar um ponto de fraqueza para a Natura uma vez que ela fica dependente da qualidade do serviço de outra empresa para satisfação total de seu cliente. As atividades de controle e prevenção de problemas já empregadas pela empresa e também novas possibilidades encontradas com este trabalho são listadas a seguir.

A Natura, no Brasil, utiliza principalmente o transporte rodoviário; sendo o transporte de cargas por barcos usados apenas quando não existem estradas disponíveis.

As transportadoras contratadas pela Natura utilizam os mais diversos veículos para que seja possível atender a necessidade dos diferentes clientes. Essas empresas contam com pequenos e grandes caminhões, utilitários e motos.

A Natura exige dos parceiros que os veículos de coleta, transporte e entrega dos produtos tenham condições de uso adequadas, devendo estar em perfeitas condições de tráfego, conter os equipamentos básicos de segurança em perfeito estado de conservação e funcionamento, e estarem equipados com sistema de Rastreamento.

A variedade de veículos, quando bem combinada, é uma solução inteligente e capaz de reduzir custos e prazos. Por exemplo, a economia gerada pelo grande número de cargas acumuladas em um único caminhão termina quando encontra dificuldade de locomoção pelas ruas de uma cidade. A solução é simples: o caminhão circula pelas estradas e, ao chegar a um ponto seguro, sua carga divide-se em diversos utilitários.

É uma necessidade, não só para a Natura, mas para todas as empresas a melhoria contínua dos processos e do fluxo dos produtos. Para isso, a Natura deve focar seus esforços logísticos em indicadores de quatro áreas chave: atendimento do pedido ao cliente, gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes.

4

Levando-se em consideração que as ferramentas já disponíveis na empresa são: SAP®, Warehouse Management (WM – Gerenciamento de Armazém), Product Planning (PP – Planejamento de Produto) e a contagem do inventário cíclica, ocorrendo, na totalidade, trimestralmente e de maneira aleatória diariamente, sendo lançadas imediatamente no sistema as correções necessárias. Os indicadores sugeridos a Natura estão listados a seguir na Tabela 1:

Tabela 1 - Indicadores de desempenho sugeridos a Natura Tabela 1 – Indicadores de desempenho sugeridos a Natura DESEMPENHO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE INDICADOR DESCRIÇÃO CÁLCULO VALOR On time delivery

% de pedidos entregues no prazo acordado

%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com