TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão

Tese: Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Filósofo e matemático do período clássico da Grécia, foi fundador da primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.Considerado o primeiro pedagogo por ter concebido um plano geral de educação e disciplina para ensino para a juventude de seu tempo e tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.com o objetivo de formar homes com moral e ética .Foi grande seguidor de Sócrates e o mais importante.

Platão

Platão nasceu em Atenas por volta de 427 a.C. e morreu provavelmente por volta de 347 a.C. membro de uma família aristocrata e tradicional descendia dos antigos reis de Atenas .Muitos historiadores dizem que o verdadeiro nome de Platão seria Arístocles mesmo nome de seu avô,mas nos seus treinos de lutas seu professor o apelidou de Platon que significa “grande” por causa da sua aparência física.Mas alguns estudiosos dizem que seu nome deve-se pelo período helenístico ,pois era um nome muito comum na época.A juventude de Platão foi muito conturbada devido as desordem da guerra do Peloponeso e pela instabilidade política na cidade de Atenas.Antes de conhecer Sócrates tinha frequentado cursos de filosofia .

Platão conhece e torna-se um discípulo de Sócrates, por quem foi profundamente influenciado em sua filosofia. Quando Sócrates é julgado e morto Platão fica descrente nos rumos da democracia ateniense e decide viajar e vai para Magna Grécia onde conhece Arquitas de Tarento ,um sábio-governante,que inspira um Platão um novo modelo de governantes para os problemas políticos da época.Nessa mesma viagem vai a Siracusa e torna-se amigo de Dion,cunhado de Dionísio,tirano na cidade.Platão tentou aplicar seu novo modelo de democracia mas não obteve sucesso.

Por volta de 387 a.C.já em Atenas ,funda a academia que era uma instituição de ensino superior e que logo se tornou conhecida e freqüentada por um grande número de jovens que vinha à procura de uma educação melhor. Até intelectuais consagrados procuravam a esta instituição para debater suas idéias. E considerado o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Educar é vital para ordem política baseada na justiça e deve ser tarefa de toda a sociedade. Interessante para analisarmos, principalmente porque estamos em época de eleição e, o que podemos ver é exatamente a bagunça que Platão previu há séculos, já que a Democracia concede poder a pessoas despreparadas para governar.

Segundo o filósofo grego, a educação deveria ser permanente e dividida em etapas. Até os 10 anos, a educação seria predominantemente física, constituída de brincadeiras e esporte. Isto porque a ideia era criar uma reserva de saúdepara toda a vida. Depois, a etapa seguinte seria a educação musical (música e poesia) para aprender a harmonia e ritmo, que criariam uma propensão à justiça, à Matemática, História e Ciência. Após os 16 anos, além da Música, voltariam os exercícios físicos, para equilibrar força muscular e aprimoramento do espírito. Quando os jovens atingissem seus 20 anos, fariam um teste para identificar a carreira, pois quem fosse aprovado continuaria com mais 10 anos com instrução e exercícios para o corpo e que não fosse aprovado, seriam encaminhados para a carreira militar. Dessa forma, aos 35 anos, após a preparação para pensar com clareza e governar com sabedoria, terminaria a preparação dos chamados “reis-filósofos”. Previam-se ainda mais 15 anos de vida em sociedade, para que testassem seus conhecimentos entre os homens comuns e trabalharem para se sustentar. E, os que fossem bem-sucedidos estariam preparados para tornarem-se governantes ou guardiães do Estado.

Platão acreditava que através do conhecimento e do acesso aos valores, o instinto, a ganância e a violência poderiam ser controlados.

Muito diferente do que vemos hoje no Brasil, um pensamento que vai numa vertente oposta ao que temos como realidade.

Morreu por volta de 348/347 a.C. aos oitenta anos de idade conta-se que foi sepultado no terreno da academia,perto do muro da demarcação da propriedades ou ainda no jardim da academia com sua morte a academia passou a ser dirigida pelo Espeusipo forte simpatizante do aspecto matemático e da filosofia de Platão.

Frases de Platão

"A educação deve possibitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".

‘’Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.’’

''As aptidões dos alunos é um processo de busca constante trata-se de uma ação ou planejamento eugênico que busca a progressão e melhoramento humano.''

“O conhecimento é o melhor alimento da alma”

As obras de Platão

Diálogos considerados de juventude ou socráticos, até cerca de 390 a.C. (antes da morte de Sócrates).

Apologia de Sócrates

Críton ou Do Dever

Íon ou Da Ilíada

Laqués ou Da coragem

Lísis ou Da Amizade

Cármides ou Da Sabedoria

Eutífron ou Da Santidade

• Diálogos ditos de transição:

Eutidemo ou Da Erística

Hípias menos ou Da Mentira

Crátilo ou Da Etimologia

Hípias Maior ou Do Belo

Menexeno ou Do Epitáfio

Górgias ou Da Rétorica

República - livro I

Protágoras ou Dos sofistas

Ménon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com