TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pocopiopereira

Artigo: Pocopiopereira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Caso Concreto 1

Classificação dos direitos subjetivos.

Seu LEONELIO LIMA CASTRO JR. e sua mulher, Dona SINHÁ, domiciliados no Distrito rural de Chapéu D’Uvas, em Juiz de Fora/MG, adquiriram, há dez anos, um terreno com 40.000 m², com uma casa construída, no bairro de Benfica, na mesma cidade, pertencente ao coronel JOSÉ CARÍSSIMO, primo distante de Delmiro Gouveia, que lá vivera por mais de 30 anos, e adquirira a titularidade do imóvel por usucapião.

O referido imóvel foi alugado para JOAQUIM ONORINO e sua irmã Tereza, pelo valor mensal de R$11.000,00 (onze mil reais), mas encontra-se vazio há seis meses. Há cerca de quinze dias, um vizinho do imóvel telefonou para LEONELIO, noticiando que o terreno fora parcialmente invadido por JOSÉ CARVALHO SÓLON, que ali construiu um campo de futebol, um vestiário e um pequeno bar, ocupando aproximadamente 3.000 m². Convencido de que o imóvel pertence à Prefeitura, SÓLON se recusa a desocupá-lo.

Em vista das informações apresentadas, responda o que se pede.

a) Aponte e identifique as formas de aquisição da propriedade encontradas no caso acima;

R USUCAPIÃO

b) Se o terreno fosse mesmo de propriedade da Prefeitura de Juiz de Fora, poderia Sólon usucapir ao final de 15 anos? Justifique fundamentando na Constituição Federal sua resposta.

R-Não, Pois ser trataria de terreno público e segundo o art. 186 § 3° da Constituição Federal de 1988. Os Imóveis públicos não serão adquiridos por Usucapião.

Caso Concreto 2

Direitos subjetivos transmissíveis e intransmissíveis.

LÚCIA participa de um concurso de fotografia patrocinado pelo BANCO SQUARE BANK ASSOCIATED. É premiada com a terceira colocação e receberá dois mil reais. Após a assinatura de cessão de seus direitos sobre a fotografia, através de contrato, o banco torna-se o proprietário dos direitos à fotografia, oponível inclusive à LÚCIA.

a) É correto afirmarmos que, tanto o BANCO, quanto LÚCIA, conforme as relações jurídicas evidenciadas, possuem direito absoluto, como titulares do direito subjetivo à fotografia premiada?

R- não, Lucia não possui direito absoluto, pois ela fez um o contrato da cessão cedendo ao banco parte ou total,de seus direitos sobre a fotografia.

b) Podemos também classificar esse mesmo direito como direito subjetivo relativo, a partir de outra relação jurídica configurada no caso apresentado?

R-Sim, o Direito de cessão

Caso Concreto 3

Distinção entre expectativa de direito e direito adquirido. A tutela constitucional do direito adquirido.

Para existir o direito adquirido, deve haver um fato aquisitivo e um direito em sentido objetivo, devendo ter tal fato aquisitivo todos os elementos exigidos pela lei antiga, pois, senão, deixa de haver direito adquirido para caracterizar-se a existência de simples expectativa, isto é, esperança de aquisição do direito.

A legislação em vigor prevê que o direito à aposentadoria voluntária do servidor público se dá após 35 anos de contribuição e 60 anos de idade. O Sr. Hilário ingressou no serviço público no dia 17 de novembro de 1972 e nasceu no dia 01 de abril de 1947.

Com base na situação descrita, considerando a data atual, desenvolva:

a) O Sr. Hilário tem direito adquirido à aposentadoria? Justifique;

R-Sim, pois ele já completou todos os requisitos necessário para a sua aposentadoria,o seu tempo de contribuição e a sua idade.

b) Diferencie direito adquirido de expectativa de direito.

Pois bem, a expectativa de direito configura-se por uma sequência de elementos constitutivos, cuja aquisição faz-se gradativamente; portanto, não se trata de um fato jurídico que provoca instantaneamente a aquisição de um direito. Há, por conseguinte, expectativa de direito quando ainda não se perfizerem os requisitos adequados ao seu advento, sendo possível sua futura aquisição.

Caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com