TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poligidroksialdegidı

Tese: Poligidroksialdegidı. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados açucares (sakcharon, em grego).

A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados.

O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.

1.OBJETIVO Identificar o poder redutor de alguns açúcares, em material biológico. 2.RECURSOS/MATERIAL: - Solução de glicose a 1%; - Solução de sacarose a 1%; - Reativo de Benedict; - Banho - Maria; - Cronômetro; - Pipetas graduadas

3.METODOLOGIA:

O Inicio da prática ocorreu da seguinte forma. Pipetar para 2 tubos de ensaio identificados por G (glicose) e S (sacarose) 3ml do reativo de Benedict. Acrescentou-se ao tubo G 1 ml de glicose a 1% e ao tubo S 1ml de sacarose a 1% em banho – Maria fervente por 3 minutos para observamos a olho nu o resultado da experiência.

4. RESULTADO: Após o teste realizado em banho-maria obtivemos o seguinte resultado mostrados a seguir. No tubo 1 que continha sacarose a coloração não foi alterada, permanecendo azul, devido ser um dissacarídeo a sacarose não possui o poder redutor da glicose, isso acontece uma vez que os grupos funcionais encontrados na molécula estão ocupados na ligação glicosídica. No tubo 2 que continha glicose a coloração passou de azul para vermelho tijolo,porque a glicose é um exemplo característico de estrutura de glicídios mais simples caracteriza-se pela sua capacidade redutora que pode ser facilmente observada através da mudança de cor de indicadores de oxirreduçao que são mistura coradas com a capacidade de apresentarem cores distintas.

5. CONCLUSÃO após a analise dos resultados verificamos que os objetivos foram alcançados com sucesso. Podemos concluir que o reagente de Benedict só reage quando adicionado a uma substancia que possui carbono anomérico livre como frutos, glucose e aspartame. 6.QUESTIONARIOS 1.O que é uma carboidrato ou açúcar redutor ? E qualquer açúcar que, em solução básica forma algum aldeído ou cetona. 2.Por que o tubo de glicose ficou com coloração vermelho-tijolo e o tubo contendo sacarose não? Porque glicose e um açúcar redutor e a sacarose não. 3. Explique por que a sacarose não e um açúcar redutor? A glicose é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos. A sacarose não sofre oxidação porque possui dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com