TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poligonos

Artigo: Poligonos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Os polígonos são denominados como sendo uma superfície plana limitada por uma linha poligonal fechada. Linha poligonal é uma linha que é formada apenas por segmentos de reta.

Polígono é uma figura geométrica cuja palavra é proveniente do grego que quer dizer: poli(muitos) + gonos(ângulos).

Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Observe:

Lados: AB, BC, CD, DE, AE

Vértices: A, B, C, D e E

Ângulos internos: a, b, c, d, e

Ângulos externos: a1, b1, c1, d1, e1

Diagonais: AD ou DA, AC ou CA, BE ou EB, BD ou DB, CE ou EC

Outro elemento básico de um polígono é o seu perímetro. O perímetro é a soma das medidas dos lados de um polígono.

Classificações dos polígonos

Os polígonos são classificados em convexos e não convexos. O que torna essas duas classificações diferentes é o segmento de reta formado com a união de dois pontos pertencentes à superfície (região delimitada pelo polígono) do polígono. Se esse segmento de reta pertencer somente à região limitada pelo polígono, ele será convexo; caso contrário, será não convexo.

Observe o polígono ABCD, ele é um típico exemplo de polígono convexo. Ao traçarmos um segmento de reta no seu interior, verificamos que todos os pontos permanecem localizados na região interna do polígono.

Os polígonos que possuem todos os lados e todos os seus ângulos iguais, são chamados polígonos regulares, sejam esses ângulos internos ou externos.

Somente os polígonos regulares apresentam dois novos elementos: centro e apótema.

O centro de um polígono regular é um ponto interior que está à mesma distância de seus vértices. Apótema de um polígono regular é o segmento de reta que partindo do centro geométrico da figura é perpendicular a um dos seus lados. Podemos dizer também que o apótema é o segmento determinado pelo centro e o ponto médio de um dos lados.

Em relação ao número de lados os polígonos são classificados como:

A título de curiosidade, são mostrados a seguir os nomes de alguns polígonos cujos números de lados são potências de 10:

Lados Nome

1000 quilógono

1.000.000 megágono

109 gigágono

O polígono que possui todos os seus lados e todos os seus ângulos iguais são chamados polígonos regulares. O polígono que seus lados possuem diferentes medidas são chamados polígonos irregulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com