TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polpa De Frutas

Pesquisas Acadêmicas: Polpa De Frutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Uma das diversas formas de conservação de frutas é a utilização da polpa congelada. Este método é utilizado para armazenar frutas obtendo um aproveitamento integral na época da safra evitando problemas na sazonalidade(variação do volume dos sólidos da fruta durante todo o ano),e ao desperdício pós-colheita.

O congelamento preserva melhor os nutrientes do que o aquecimento. Assim, a polpa congelada tem praticamente os mesmos teores nutricionais da fruta. O processo também mantém as enzimas digestivas do abacaxi.

O número de indústrias de polpas de frutas tem aumentado cada vez mais porque a polpa é um produto acessível, prático e de boa aceitação. É muito utilizada em lanchonetes, restaurantes, panificadoras, hospitais, hotéis e também por donas de casa.Além de ser consumida para fazer suco, a polpa também é utilizada para a elaboração de diferentes produtos alimentícios como sorvetes, doces em massa, geléias, biscoitos.

O método de produção da polpa de fruta é muito simples ,porém,tem suas particularidades.A deficiência das Boas práticas de fabricação e armazenamento são alguns dos fatores que podem comprometer a matéria prima,contribuindo para as alterações das características sensoriais,evidenciando modificações de características químicas do produto.

Só se obtém polpa de qualidade se a fruta a ser utilizada no processamento for de boa qualidade. Porém,as frutas devem ser sãs,limpas,isenta de matéria terrosa,parasitas,detritos de animais e vegetais,não podem conter fragmento na parte não- comestível da fruta.

 Polpa de acerola

A acerola pertence a família Malpighaceae .O tamanho dos frutos varia de 3 a 6 cm de diâmetro,a coloração externa vai de alaranjado ao vermelho intenso,quando maduras,é suculenta e carnosa.É uma planta originária das Antilhas e, foi introduzida no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco se espalhando pelo resto do país.Atualmente a acerola vem sendo introduzida em vários estados brasileiros,como Pará,Bahia,Amazonas,São Paulo,Paraná.É uma fruta rica em nutrientes,considerada excelente fonte de vitamina C,além de conter vitamina A,vitaminas do complexo B,como tiamina(B1), riboflavina(B2),piridoxina(B6),niacina,e minerais como cálcio,ferro,fósforo e carotenóides(betacaroteno entre outros que participam como antioxidantes no sistema biológico).

A polpa de acerola é um produto não fermentado e não diluído ,obtido a partir da parte comestível da fruta,através de processos adequados que garantem a qualidade da polpa ao final do processo.Deve conter o teor mínimo dos seguintes constituintes:

• Sólidos solúveis em °Brix a 20°C  5,50

• p H  2,80

• Acidez total expressa em ácido cítrico (g/100g)  0,80

• Ácido ascórbico (m/100g)  800,00

• Açúcares totais naturais (g/100g)  4,00

• Sólidos totais (g/100g)  6,50

 Polpa de Manga

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.

Possui excelentes qualidades de sabor e aroma, além de sua polpa ser amarelada, saborosa e suculenta. Contém teor de sólidos solúveis, em torno de 14 °Brix, acidez de 0,2% em ácido cítrico e ratio 70,Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes,além de ser rica em potássio e vitaminas A e C. A fruta possui fibras curtas e macias, podendo ser consumida ao natural e ser utilizada na industrialização, especialmente para elaboração de polpa e suco. Esta variedade possui excelente rendimento industrial por reduzir sensivelmente os custos de processamento durante o preparo.

A manga tem grande importância como matéria-prima em indústrias de conservas de frutas, que podem produzi-las durante as épocas de safra, armazená-las e reprocessá-las em períodos mais propícios, ou segundo a demanda do mercado consumidor, como doces em massa, geléias, sucos e néctares. Ao mesmo tempo também são comercializadas para outras indústrias que utilizam a polpa de fruta como parte da formulação de iogurtes, doces, biscoitos, bolos, sorvetes, refrescos e alimentos infantis.

As regiões nordeste e sudeste são responsáveis respectivamente por 60 e 34% da produção nacional de manga , segundo pesquisa realizada no período de 98/00 Na região norte produz 3% centro-oeste 2%e o sul apenas 1%,as cidades das regiões nordeste e sudeste merecem maior destaque são considerado o maior produtores de manga

 Polpa de abacaxi

O abacaxi, Ananás comoso (L.) Mernil, pertence à família Bromeliáceas, que apresenta cerca de 46 gêneros e 1700 espécies, ocorrendo principalmente em zonas tropicais. Sendo chamado por sua forma em espanhol "piña" e no inglês "pineapple", mas o nome "ananás" usado por franceses, italianos, holandeses e alemães, também se usa no inglês e no português (ananás é o fruto, naturalmente; a planta é ananaseiro).

O vocábulo ananás é originário de nana, da língua tupi, falado pelos nativos que habitavam o litoral do Brasil.Atualmente, ananás é usado para indicar os frutos selvagens ou pertencentes a variedades desconhecidas pelo povo, pois as variedades conhecidas são vulgarmente chamadas de abacaxi, vocábulo proveniente de ibacati (iba= fruto, cati= que exala cheiro) da língua guarani.

Consta que o abacaxi ou ananás foi descoberto, para o velho mundo, em 4 de novembro de 1493, quando Cristóvão Colombo descobriu a ilha de Guadalupe, onde encontrou e experimentou o fruto, que era amplamente disseminado na América Tropical, desempenhando parte importante na alimentação das populações indígenas. Acredita-se que no final do século XVII, a planta já era conhecida na maioria das áreas do globo

O abacaxi é, na verdade, uma frutescência, cada gominho e um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento.O conjunto dos pequenos frutos forma a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com