TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição

Tese: Poluição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

A poluição

A poluição pode ser considerada como libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes ao ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos.

Postado por musicdj às 12:43 5 comentários:

Tipos de poluição

O termo poluição também se refere a ondas electromagnéticas ou radioactividade. Uma interpretação mais ampla do termo, deu origem a ideias como poluição sonora e poluição visual.

No caso da poluição sonora, esta é o efeito provocado pela difusão do som em grande quantidade, muito acima do tolerável pelos organismos vivos, através do meio ambiente. Dependendo de sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres vivos. A Aviação civil é uma das maiores fontes de poluição sonora nas grandes cidades.

Tipos de poluição:

•Poluição atmosférica;

•Poluição do solo;

•Poluição sonora;

•Poluição visual.

Postado por musicdj às 12:42 4 comentários:

A poluição atmosférica

A poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera.

Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substâncias (radioactivas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode tratar-se de um problema local e transfronteiriço. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito de estufa, às alterações climatéricas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, entre outros.

A poluição atmosférica (ou do ar) pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. (Gil Portugal). As fontes de poluição atmosférica são inúmeras e inúmeras são também as formas de impedir ou de aliviar a poluição. A legislação ambiental é rica em detalhes que começam por dois grandes ramos: o controle das emissões e a qualidade do ar, ambos regulamentados pelo CONAMA. Fontes de poluição atmosférica não controladas, com certeza, de uma hora para outra, serão identificadas pelos órgãos fiscalizadores e o controle será exigido. Dessa forma, há que se contratar um projeto para controlar a fonte emissora. Existem dezenas de maneiras para controlar a poluição atmosférica e a escolha de um deles tem que ser acertada, por motivos da eficiência exigida e principalmente pelo custo envolvido. A GPCA está apta a realizar esses projetos.

Postado por musicdj às 12:39 Nenhum comentário:

A poluição do solo

A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e o seu desenvolvimento regular. A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola.

A preocupação com os processos de degradação do solo tem vindo a aumentar à medida que se verifica que, para além da clássica desertificação por secura, outros processos conducentes aos mesmos resultados se têm instalado. Hoje, a poluição dos solos é uma das maiores preocupações ao nível ambiental.

Descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras ou aterros sanitários não controlados, entre outros, estão geralmente associados a centros urbanos, a actividades agrícola, pecuária e industrial e têm tido como consequência elevados níveis de contaminação quer em zonas urbanas, quer em zonas rurais, com repercussões nas cadeias alimentares, na saúde pública e nos diversos ecossistemas e recursos naturais.

Uma enorme quantidade de resíduos industriais, sólidos e líquidos, são todos os dias lançados directamente sobre os solos levando a que os lixiviados produzidos e não recolhidos para posterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com