TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição hídrica

Pesquisas Acadêmicas: Poluição hídrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O trabalho a seguir tem como objetivo dar uma idéia do que e quais são as principais fontes da poluição hídrica, sabendo-se que poluição é o desequilíbrio causado pelo homem em um determinado ecossistema e que a água é um dos elementos mais importantes para manutenção da vida na Terra. Sua abundância é que determina os ecossistemas existentes no planeta. Para que isso ocorra de maneira benéfica para todos os seres, a poluição, seja qual for, necessita ser tratada com toda atenção e precaução.

O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve caso nenhuma providência seja tomada.

A água é um recurso natural essencial para os seres vivo e vital para manutenção da vida.

PALAVRAS-CHAVE: poluição das àguas; meio ambiente; marxismo

INTRODUÇÃO

A poluição hídrica também conhecida como poluição das águas tem como principal fonte poluidora o homem, quer seja através de fábricas ou de simples gestos de lançar resíduos nos rios, lagos e mares. Desta forma as doenças geradas pela poluição hídrica tornam-se preocupantes.

Nos últimos anos tem surgido cada vez mais casos de degradação dos rios pela ação de despejos, esgotos domésticos e industriais diretamente nos rios, sem nenhum tratamento. Um dos maiores problemas causados pela poluição hídrica são as doenças à espécie humana provenientes da água contaminada. Um dos principais fatores de degradação da qualidade das águas é a poluição por produtos químicos e esgoto. O aceleramento desse processo veio com o advento da Revolução Industrial, que passou a trazer mais prejuízo à natureza, através da geração de lixo, esgoto, dejetos químicos industriais e mineração. Em 1961 a Organização Mundial de Saúde, define a poluição das águas doces da seguinte forma:

“Um curso de água considera-se poluído logo que a composição ou estado da água são direta ou indiretamente modificados pela atividade humana, de tal maneira que a água se presta menos facilmente às utilizações que a terra no seu estado material”. (INFOPÉDIA).

POLUIÇÃO HÍDRICA

É possível encontrarmos várias espécies de poluição no mundo, entre elas a sonora, por meio de transportes aéreos e terrestres, visual e a hídrica atualmente comentada e analisada. Essa poluição é causada pela emissão de dejetos humanos, resíduos sólidos de várias espécies tendo assim, grande interferência na vida dos seres humanos.

A água possui um ciclo indispensável a vida de qualquer ser vivo e sempre terá grande importância à vida e aos ecossistemas.

É muito comum as pessoas confundirem agua poluída com agua contaminada, razão pela qual explicarei cada uma delas:

1) Água Contaminada: é aquela que transmite doenças, pois contém microrganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.

2) Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, escura, tem suas características naturais alteradas, deixando de ser pura e saudável para os seres vivos, trazendo assim consequências graves.

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente “A poluição é qualquer alteração nas características físicas, químicas e/ou biológica das águas que possa constituir prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar da população e, ainda possa comprometer a fauna e a utilização das águas para fins lucrativos, recreativos, comerciais, industriais e de geração de energia”. (CONAMA)

Segundo a lei nº 3.068 de 14 de junho de 1995, a Legislação define poluição como:

"Qualquer alteração das propriedades físicas, Químicas e biológicas da água, que possa constituir prejuízo a saúde, a segurança e ao bem estar da população e, ainda possa comprometer a fauna ic-tiológica e a utilização das águas para fins, comerciais, industriais e recreativas".

Nessa definição, a poluição é entendida em razão de sua nocividade a saúde humana, tendo em vista os diferentes usos que se podem fazer da água, mais do que em relação`a alteração de suas caracte-rísticas. A poluição também pode afetar diretamente as características da flora e fauna naturais da água modificando seu ambiente natural.

Como processo de poluição e contaminação da água é acelerado pelo uso mais diverso desta pela sociedade, também as respostas da sociedade devem ser proporcionais e, quase nunca o é, utilizan-do-se de mecanismos inteligentes para sua depuração artificial, já que a depuração natural ocorre com muita lentidão.

CAUSAS DA POLUIÇÃO HÍDRICA

Ações das atividades do homem sobre o meio ambiente contribuem com o processo de poluição dos rios, advindas dos esgotos domésticos, despejos industriais e escoamento das chuvas nas áreas urbanas. Desse modo o grande crescimento populacional e o desenvolvimento industrial, passou a trazer mais prejuízo à natureza através do aumento da geração de lixos, esgotos e dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Além desses fatos muitos outros são causadores da poluição dos recursos hídricos, como por exemplo a poluição biológica, onde a água pode ser infectada por organismos patogênicos existentes nos esgotos; os efluentes industriais, uma das principais fontes da poluição das aguas dos rios; a poluição de origem química, que provém de produtos utilizados na agricultura; a mineração, o curtume, a celulose, siderúrgica e metalúrgica, indústria pesqueira, navegação e muitos outros.

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE POLUIÇÃO

Poluição Química: é causada pela presença de produtos químicos que podem levar algum tempo para serem sentido, pois muitas industrias despejam produtos químicos em rios, lagos e esgotos não fazendo o devido tratamento. Essas substâncias são biodegradáveis não podendo ser decompostas pela ação dos microrganismos como metais pesados, detergentes, herbicidas, pesticidas petróleo etc.

Poluição Física: Aquela que altera as características físicas da agua que podem ser notada no cheiro e na cor. As principais são a poluição térmica, que é decorrente do lançamento de águas aquecidas nos rios usadas no processo de refrigeração de refinarias, siderúrgicas e usinas termoelétricas e a poluição por resíduos sólidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com