TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição hídrica

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

TATIANA CERQUEIRA DE OLIVEIRA

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL

PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO.

[pic 3]

Jacobina

2015

TATIANA CERQUEIRA DE OLIVEIRA

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL

PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO.

Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnologo   da UNOPAR  para as disciplinas de Resíduos Hídricos, Química Ambiental, Poluição e Resíduos Sólidos, Ética, Política e Sociedade.

Docentes: Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Midore Lima, Thiago Augusto Domingos. Wilson Sanches Tiago Garbim.

Jacobina

2015

RESUMO

        O modelo de crescimento econômico brasileiro tem gerado consequências na vida da população isso porque a desigualdade social associada a diminuição da qualidade ambiental  tem ocasionado problemas de saúde em todo o mundo . O artigo enfoca a relação dos problemas ambientais e saúde pública e visa analisar os problemas ambientais no Brasil e suas consequencias na saúde publica do país, sugerindo assim alternativas para resolver o problema.  O texto tambem aborda Em seguida, descreve o desenvolvimento das legislações ambientais e sanitárias no Brasil e no mundo que visam garantir proteção ambiental. O texto também apresenta dados de pesquisas elaboradas pela Organização Mundial da Saúde sobre cidades brasileiras e o acompanhamento de doenças relacionadas a fatores ambientais e sanitários.

Palavras – chaves: Problemas ambientais; doença; saúde; legislações.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO .........................................................................................5

2-DESENVOLVIMENTO...............................................................................6

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................8

4-REFERENCIAS .......................................................................................9

INTRODUÇÃO

       Ao longo da história da evolução humana surgiram diversas relações entre o meio ambiente e o homem. O desenvolvimento da sociedade trouxe consigo diversas consequências pela falta de estrutura e planejamento das nações.

    As preocupações com a problemática ambiental foram inseridas no contexto de Saúde Pública, somente no inicio do século XX. Contudo, devido à falta de politicas, os problemas ambientais passaram a abranger a qualidade de vida da população, trazendo consigo a origem de diversas doenças.  O objetivo geral deste trabalho é mostrar a falta de saneamento básico como problema ambiental sendo um dos principais motivos pelo aumento de doenças e causas de morte.

“Saúde Ambiental é o campo de atuação da saúde pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do ser humano, que podem exercer alguma influência sobre a sua saúde e

o seu bem-estar” (Brasil-MS, 1999).

       As preocupações com os problemas ambientais interligado a qualidade de saúde da população se ampliaram a partir da década de 1970, com eventos e Conferencias que tinham como objetivo estabelecer padrões e  normas que garantissem a qualidade ambiental e de vida nas nações. Segundo (Opar, 1994)Os problemas de saúde ambiental da AméricaLatina e Caribe estão dominados tanto por necessidades não atendidas, enquanto saneamento ambiental tradicional, como por necessidades crescentes de proteção ambiental, que têm se tornado mais graves devido à urbanização intensiva em um entorno caracterizado por um desenvolvimento econômico lento”.

  O Brasil em 1998 com intuito de promover mudanças relacionadas a politicas públicas de saúde começou a elaborar uma Política Nacional de Saúde Ambiental. Que tinha como objetivo reduzir riscos ambientais para a saúde da população e os índices de morte.

 “a prevenção e manutenção da saúde  dos seres humanos e decorrentes diminuição de  doenças responsáveis pelo altos índices de mortalidade e principalmente garantir a ambientes saudáveis, contribuindo, assim,

para a qualidade de vida da população brasileira”

(Brasil-MS, 1999, p. 15).

      Para isso a Constituição Federal, de 1988, enfatizou em seu artigo 196 a responsabilidade de garantir a todos a promoção e recuperação da população por meio de politicas publicas.“Art. 196 define saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

DESENVOLVIMENTO

        Verificando assim a quantidade de problemas ambientais causados pela falta de um planejamento adequado, as politicas que comtemplam a área sanitária ambiental gerou a criação de legislações e normas integrando assim diversos meandros da Administração Pública.

    Para isso constituição Federal ao implantar o Conselho Nacional de Meio Ambiente, pressionou o compartilhamento da responsabilidade em relação a prestação de alguns serviços. Foram definidas então a competência municipal em oferecer serviços de saneamento básico, proteção ao meio ambiente, combate a poluição e dentre outras tantas atribuições.

Esses esforços legislativos e de fiscalização, que foram aperfeiçoados e tornados mais rigorosos com o passar dos anos, trouxeram resultados

bem-sucedidos na diminuição de poluentes do ar e das águas continentais (Rabe, 1997)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com