TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política E Sociedade

Projeto de pesquisa: Política E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCIANO PEREIRA JESUS

CONHECENDO A EMPRESA LOJA DO POVO

TEOFILO OTONI- MG

2014

LUCIANO PEREIRA JESUS

CONHECENDO A EMPRESA LOJA DO POVO

Produção textual individual apresentado a Faculdade Norte do Paraná, curso Bacharelado em Administração, como obtenção parcial de nota referente à dependência do semestre MATRIZ – 2013/1.

Orientadores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

TEÓFILO OTONI- MG

2014

02

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade conhecer uma empresa do comércio varejista da cidade ou região. Escolhi uma empresa da cidade de Malacacheta, pois estava passando uns dias na cidade e aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco o comércio dela e a forma que é administrado.

Os objetivos são fazer uma pesquisa de campo com base no conteúdo das disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos quantitativos; Ética, Politica e Sociedade; Seminário e assimila-los com a realidade da empresa.

A metodologia empregada para a realização desse trabalho foi à entrevista com o administrador da empresa e uma breve pesquisa nas concorrentes para sabermos como eles reagiam frente a concorrente deles que estava sendo entrevistada. Em seguida, após a coleta dos dados, analisei os mesmos e os correlacionei com as disciplinas estudadas.

03

DESENVOLVIMENTO

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

a. Empresa Loja do Povo, situada na cidade de Malacacheta, vende roupas para todas as idades, desde neonato até idosos, comercializa também roupas de cama, mesa e banho.

b. O perfil dos clientes é bem variado, é uma loja de artigos de preço acessível a todos, vende desde produtos para o dia a dia, até outros mais sofisticados para festas. A faixa etária de renda vai de salário mínimo até 5 salários mínimos. Geralmente predomina entre os clientes o sexo feminino, e o segundo e terceiro grau completos.

c. Os clientes compram de tudo, os produtos mais consumidos são blusas e calças femininas, de marcas variadas, quando não encontram as marcas favoritas acabam levando outras similares, quando acontece dos produtos subirem de preço os clientes questionam e pedem um desconto, que sempre é atendido pelos proprietários/gerentes da mesma. O gasto dos clientes varia de 9,99 (preço de uma calcinha/cueca) até 400,00 em books completos (calça e blusa/camisa e bermuda), tem os clientes que gastam mais com os artigos de festa (vestidos). As formas de pagamento são a vista, crediário, cartão de crédito e cartão de débito, o mais utilizado é o cartão de crédito.

d. As empresas fazem pesquisas nas suas concorrentes, e verificam os preços de seus fornecedores, optam pelo aumento apenas quando os fornecedores aumentam seus preços, procurando sempre está com preços melhores que os concorrentes.

e. A inflação interfere nos preços da empresa visto que quanto maior a taxa, menor nosso poder de compra, a inflação interfere nessa empresa quando os fornecedores atualizam seus preços seguindo a mesma.

04

a. Como já falado anteriormente, ao aumentar os preços é levado em consideração o aumento dos preços dos fornecedores, e também o

aumento de aluguel do imóvel, aumento das despesas de água, luz, telefone e funcionários. Resumindo a empresa fica atenta ao aumento da inflação para que não ajam prejuízos.

b. Os fornecedores oferecem como forma de pagamento os boletos bancários com prazo de pagamento dividido em 30- 60- 90- 120 dias dependendo do valor da compra. A empresa já tem seus fornecedores fixos, porém ainda pesquisa os preços dos concorrentes, pois é muito importante saber se o mesmo produto pode ser comprado de um valor menos, pois assim o lucro será maior, mas a empresa preza muito a qualidade da mercadoria também.

c. Existem muitos concorrentes da empresa, na mesma avenida que a empresa esta situada, existe outras 6 lojas que fornece os mesmos tipos de produtos, algumas com qualidade menor, preços mais altos, outras variam de produto para produto. As estratégias utilizadas pelos concorrentes são as propagandas, oferta de promoções surpresas, queima de estoque, entre outras. Os concorrentes acreditam que assim podem chamar á atenção dos clientes para seus produtos.

1. MÉTODOS QUANTITATIVOS

Segundo o proprietário/gerente da empresa, eles utilizam alguns programas no computador para analisar os dados estatísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com