TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Equilíbrio

Monografias: Ponto De Equilíbrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

PONTO DE EQUILÍBRIO: SE RESUME AO FATURAMENTO MENSAL MÍNIMO QUE A EMPRESA DEVE TER PARA COBRIR OS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS. PE= CUSTO FIXO/IMC ; MC= PV – CV – DV / IMC = MC/PV

OBS: FATURAMENTO E RECEITA NÃO É LUCRO!

INFLUENCIAM NO PREÇO: LUCRO, DESPESA E MERCADO.

PREÇO DE VENDA: É a expressão monetária em que o produto ou serviço vale.

OBJETIVOS DOS PREÇOS: Proporcionar à longo prazo, maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar o capital agregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado; Maximizar a capacidade produtiva.

OBJETIVO BÁSICO DE TODA ORGANIZAÇÃO: Maximização dos resultados da empresa.

CUSTOS FIXOS: SÃO AQUELES QUE NÃO SÃO AFETADOS PELAS VARIAÇÕES QUE OCORREM NA PRODUÇÃO DA EMPRESA, COMO OS CUSTOS DE ALUGUÉIS, LIMPEZA, SEGUROS, ETC.

CUSTOS VARIÁVEIS: SÃO OS QUE VARIAM DE ACORDO COM O NÍVEL DE PRODUÇÃO, ENTRANDO NESSA CATEGORIA OS CUSTOS DE MATÉRIA PRIMA, MÃO DE OBRA, ETC.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: É O VALOR QUE CADA UNIDADE PRODUZIDA AJUDA A PAGAR OS CUSTOS FIXOS.

CÁLCULO POR UNIDADE VENDIDA:

1.CALCULAR MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: SUBTRAIR DA RECEITA LÍQUIDA POR UNIDADE O CUSTO VARIÁVEL POR UNIDADE.

2.COMO CALCULAR PONTO DE EQUILÍBRIO: DIVIDIR OS CUSTOS FIXOS PELO VALOR OBTIDO NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO POR FATURAMENTO:

1. DEFINIR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: SUBTRAIR DA RECEITA TOTAL OS CUSTOS VARIÁVEIS. MC= PV – CV – DV OU MC=RT (RECEITA TOTAL) – CV

2. CALCULAR O ÍNDICE DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: DIVIDIR O VALOR OBTIDO NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO PELA RECEITA TOTAL. IMC= MC/ PV

3. CALCULAR O PONTO DE EQUILÍBRIO: DIVIDIR OS CUSTOS FIXOS PELO ÍNDICE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. PE= CF/IMC

GASTO: Os gastos são considerados como dispêndio financeiro para adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, sem pensar em qualquer tipo de retorno financeiro (como um investimento). Por isso, uma família está gastando quando: compra uma casa, roupas, sapatos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros bens, sem pensar em revendê-los ou em conseguir dinheiro com eles.

CUSTO: é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. O custo pode ser considerado um gasto, quando não é utilizado para a produção de outros bens e serviços. Gastos de produção; Vinculados diretamente aos Produtos/Serviços; Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade afim).

DESPESA: Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração. Gastos administrativos e de vendas; Não se identificam diretamente à produção; Gastos outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio).

OBS: SE TIVER DÚVIDA SE É CUSTO OU DESPESA SÓ É FAZER A SEGUINTE PERGUNTA: Se hipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada? Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos uma despesa.

CUSTEIO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com