TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Fusão - O Que é

Trabalho Escolar: Ponto De Fusão - O Que é. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

1. Ponto de fusão – O que é

Ponto de fusão é a temperatura à qual se dá a passagem do estado sólido ao estado líquido. Quando se refere à passagem do estado líquido para o estado sólido utilizam-se as designações de ponto de congelação ou de cristalização.

• Para sólidos puros, durante o processo de fusão a temperatura do sistema sólido-líquido mantém-se constante;

• Já a maioria das misturas, as temperaturas de fusão não se mantêm constantes ao longo da transformação. Nestes casos existe separação dos componentes da mistura durante a mudança de fase. Para as misturas, as mudanças de estado físico ocorrem em intervalos de temperatura.

• Para eutéticas (misturas de duas ou mais substâncias) em proporções tais que a mistura se comporta como uma substância pura, a temperatura de fusão é constante durante todo o processo e não existe separação dos componentes da mistura.

A calibração de termômetros se dá pela medida de temperatura de equilíbrio entre as fases ou pelo ponto de fusão dos sólidos considerados padrões. Realiza-se o processo de calibração a fim de minimizar erros nas medidas, além de conseguir resultados muito mais confiáveis a partir de equipamentos já calibrados. Um termômetro comum de laboratório pode apresentar erros em sua medição (uma discrepância de até 4°C), e por isso deve ser calibrado corretamente antes de alguma análise. Para isso, alguns procedimentos de calibração são feitos em laboratório, e um deles pode ser feito medindo o ponto de fusão de várias substâncias puras, e em seguida é construído um gráfico, que serve de base para a correção de qualquer medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com