TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolia 1

Artigos Científicos: Portifolia 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A EMPRESA 4

2.2 PORTE DA EMPRESA SEGUNDO O SEBRAE 4

2.3 HISTÓRIA DA EMPRESA 5

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 6

2.5 POSIÇÕES ETICAS DA ORGANIZAÇÃO, SEGUNDO A EMPRESA. 7

2.5.1 AS RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE: 7

2.5.2 AS RESPONSABILIDADES DOS GESTORES: 8

2.5.3 AS RELAÇÕES COM OS ACIONISTAS: 8

2.6 MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL 9

3 DADOS ESTÁTISTICOS DA FILIAL DE TEÓFILO OTONI 10

3.1 MESSOREGIÃO JEQUITINHONHA 10

3.2 MESSOREGIÃO MUCURI 10

3.3 EMPRESAS DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR 10

3.4 PÃO DE ACUCAR DADOS ESTATICOS 11

4 CURIOSIDADES 12

4.1 O GRUPO NÃO POSSUI UMA RAZÃO SOCIAL: 12

4.2 O GRUPO NÃO É UMA EMPRESA 13

5 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O grupo optou por fazer um estudo de caso da empresa Ponto Frio, por se tratar de uma grande empresa, com peculiaridades e fatos interessantes ocorridos ao longo da sua história, tanto no contexto regional como nacional.

Pesou ainda, o fato de dois dos integrantes do nosso grupo trabalharem na filial local da empresa. Sendo assim iremos focar nesta filial, sempre inter-relacionando, quando necessário, com todo o grupo empresarial que a empresa pertence.

2 DESENVOLVIMENTO

Nosso objeto de estudo será a empresa PONTO FRIO mais especificamente a sua filial na cidade de Teófilo Otoni.

2.1 A EMPRESA

O Ponto Frio é uma rede brasileira de varejo, fundada em 1946 no Rio de Janeiro. Sua loja em Teófilo Otoni, só foi aberta muitos anos depois, no dia 01/06/1991. A empresa dedica-se à comercialização de produtos eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, entre outros.

O nome, Ponto Frio, originou-se na tradução da marca estadunidense Coldspot, uma extinta marca de refrigeradores que era representada pelo Ponto Frio na época de sua fundação.

Segundo o site da instituição, a cadeia de lojas está presente em dez estados brasileiros, com 456 unidades. Lançou seu site PontoFrio.com na internet em 1996, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas, tornando-se um canal de vendas online a partir de 1997.

Em Teófilo Otoni, foi a primeira grande rede de varejo a se instalar na cidade, no ano de 1991. Nesta época sofria somente concorrências locais de empresas de pequeno porte. Havia seis concorrentes diretos: Brasimac, Eletrocenter, arapuã, Dupin Magazin, Casa do Rádio e Magda Magazin.

Hoje, praticamente todas estas pequenas lojas já fecharam e a cidade é ocupada por filiais de praticamente todas as Grandes empresas do varejo nacional. Somente o ponto frio, continua no mesmo lugar firme e forte ate hoje na Rua Epaminondas Otoni, 462 no Centro de Teófilo Otoni.

2.2 Portes da empresa segundo o SEBRAE

O Ponto frio, sem dúvida é classificada como grande empresa, por qualquer metodologia de classificação que for adotada. Em oito de junho de 2009, o grupo Pão de Açúcar anunciou que fechou acordo com os acionistas da Globex para a compra do Ponto Frio. Em 2012, o nome da empresa (razão social) que opera a rede de lojas muda de Globex Utilidades S/A para Via Varejo S/A. O Pão de açúcar tem hoje mais de 150 mil funcionários contabilizando todas as lojas.

Se analisarmos apenas a filial de Teófilo Otoni teremos uma pequena empresa com um numero flutuante de 35 a 40 funcionários.

Os critérios utilizados pelo SEBRAE são:

“O SEBRAE utiliza o critério por número de empregados do IBGE como critério de classificação do porte das empresas, para fins bancários, ações de tecnologia, exportação e outros”.

Indústria:

Micro: com até 19 empregados

Pequena: de 20 a 99 empregados

Média: 100 a 499 empregados

Grande: mais de 500 empregados

Comércio e Serviços:

Micro: até 9 empregados

Pequena: de 10 a 49 empregados

Média: de 50 a 99 empregados

Grande: mais de 100 empregados

“““ ““Obs.”: - O presente critério não possui fundamentação legal, para fins legais, vale o previsto na legislação do Simples (Lei 123 de 15 de dezembro de 2006).”.

2.3 HISTÓRIA DA EMPRESA

O Ponto Frio atua no varejo de Teófilo Otoni há 22 anos, desde 1991, sendo a mais antiga rede nacional de varejo da cidade. Com o pioneirismo, também vieram os percalços, a cada momento da historia de Teófilo Otoni a empresa teve que se reinventar. Hoje a cidade passa por um momento econômico muito promissor, atraindo diversas empresas do setor para a cidade. Mas no período de fundação da empresa, em 1991, a cidade e toda a região passavam por um longo período de estagnação econômica e mesmo sendo a única grande rede da cidade, o seu porte em um contexto de decadência acabava sendo um fardo. As pequenas empresas, com menos encargos e responsabilidades sociais acabavam tendo um lucro maior. Mas a empresa compensava isto com variedade, preços, e condições de pagamento facilitado.

Como o tempo a cidade foi se desenvolvendo e a empresa se consolidando, pequenas empresas se fechando e grandes redes se instalando. Por volta do ano 2001, 10 anos após a fundação da empresa, a cidade começou a se tornar um polo universitário, e hoje em 2013 o mercado de varejo de Teófilo Otoni é imenso, a cidade se tornou polo de referência de 103 municípios dos vales do mucuri e Jequitinhonha e uma população de mais de um milhão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com