TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos potenciométricos

Artigo: Métodos potenciométricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

I) POTENCIOMETRIA :

Os métodos potenciométricos medem a f.e.m de células galvânicas de tal modo constituídas que o potencial de um dos componentes do par de eletrodos possa ser tomado como uma resposta previsível às atividades (ou. concentrações) de espécies iônicas presentes nas soluções em estudo.. Nas células galvânicas usadas na análise potenciométrica , um dos componentes do par de eletrodos funciona como eletrodo indicador e o outro como eletrodo de referência . O eletrodo indicador deve ser sensível à espécie iônica interessada e quando em contato com uma solução contendo esta espécie, ele assume um potencial que depende da atividade desta espécie em solução . O eletrodo de referência tem potencial constante e conhecido . Os dois eletrodos estão associados através de uma ponte salina , resultando numa célula galvânica cuja f.e.m pode ser medida. A f.e.m da célula galvânica é igual à diferença entre os potenciais dos eletrodos componentes, o eletrodo de referência e o eletrodo indicador, tomada em qualquer direção e dada em valor absoluto:

Ecel = Eref - Eind

O potencial do eletrodo indicador, Eind , é uma função da atividade da espécie eletroativa. Conhecida esta função a medida da f.e.m da célula experimental, Ecel , permite achar a atividade da espécie iônica interessada, pois o potencial do eletrodo de referência, Eref , tem um valor definido . A análise potenciométrica compreende a potenciometria direta e a titulação potenciométrica . A potenciometria direta determina a atividade de uma espécie iônica medindo a f.e.m de uma célula contendo um eletrodo indicador seletivo apropriado.

Na titulação potenciométrica, a medida da f.e.m da célula serve para localizar o ponto final de uma reação ; o potencial do eletrodo indicador sofre uma variação brusca no ponto de equivalência da titulação. A titulação potenciométrica requer equipamento mais complexo do que a titulação com indicadores visuais, mas pode apresentar vantagens especiais, como permitir a utilização de aparelhos automatizados . Os eletrodos usados na análise potenciométrica pertencem a duas categorias gerais : os eletrodos de oxidação-redução , que consistem estritamente em sistemas de transferência de elétrons apropriados para a finalidade; e os eletrodos de membrana ou eletrodos de ion seletivo(ISE) , que respondem preferencialmente a uma espécie em solução , por exemplo , Ca2+ ou Cl- .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com