TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potestas Papuli

Dissertações: Potestas Papuli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

“ O positivismo, ao arredar o direito natural, procura reconhecer tão somente o direito positivo, no sentido de direito vigente e eficaz em determinada sociedade, limitando assim o conhecimento científico-jurídico ao estudo das legislações positivas, consideradas como fenômenos espácio-temporais.”3direito universal x direito especial, particular

imutabilidade x mutabilidade.

A farra do boi, vem sendo discutida há tempos, pois por alguns é considerada uma atrocidade para/com o animal, já para outros é simplesmente uma festa, de Santa Catarina, que alegra a muitas pessoas e que, como tradição, deve continuar acontecendo. Nessa comemoração o boi é confinado por vários dias sem comida, e sem água, e para maior agitação do boi, deixam os alimentos e água à vista dele, para que fique com mais vontade. Quando o boi é solto, os farristas perseguem o boi com pedaços de pau, faca, lança e materiais pontiagudos e cortantes, afim de espetar o boi para deixá-lo mais feroz. O boi se sente acoado e muitas vezes chega a correr para o mar e se afogar, de desespero. Essa sessão de crueldade dura cerca de 3 dias, e nesse período o animal é maltratado, mas tem - se o cuidado de não matá-lo para não acabar com a diversão. Antigamente, essa festa tinha até uma conotação religiosa, na qual o boi simbolizava Judas e Satanás, e que com a morte do bicho, as pessoas findavam com o pecado, mas atualmente não se vê mais esse lado religioso na farra.

A proibição desse evento foi muito polemica, já que na constituição federal, no artigo 215, é defendido o direito à cultura local, e no artigo 225, é proibido a crueldade contra animais. Muitos ao podem julgar como antinomia,por não ter como conciliar as duas leis.

Na minha opinião deve ser permitido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com