TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prob. E Estatistica

Trabalho Escolar: Prob. E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Tendo como objetivo levantar o que é a estatística como seus conceitos e suas importâncias. Levando em conta não só o fator matemático mas também sua importância em outros temas que entram em conjunto. Assim podendo identificar o que significa “POPULAÇÃO” e “AMOSTRA”, conhecendo também seus princípios primários e secundários além de seu papel nas pesquisas.

Estatística

A estatística é um ramo da matemática que estuda a forma como se devem recolher, organizar e analisar dados, podendo tirar conclusões que permitem fazer previsões. Ou seja, a estatística é responsável pela interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população, sendo assim uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico.

População: É qualquer conjunto (não necessariamente pessoas), objetos ou acontecimentos sobre o qual incide um estado estatístico (todo o universo de informações de que se necessita). Exemplo: se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa.

Amostra: Corresponde a um grupo estatístico da população, ao qual incide o estudo estatístico. Exemplo: uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem.

Outro exemplo envolvendo pessoa e amostra: Se um determinado aluno deseja fazer um inquérito de 60 colegas de várias turmas de uma série, querendo tirar conclusões sobre o insucesso na disciplina de matemática. A população é o conjunto total de alunos de uma determinada série. E a amostra são apenas os 60 alunos.

Os dados primários são aqueles que são obtidos diretamente por quem esta fazendo o estudo (dados originais). Secundários são os dados recolhidos por outros e são utilizados por quem esta a fazer o estudo (estão a nossa disposição oriunda de outros estudos), como por exemplo: internet, jornais, revistas , etc.

A importância da estatística pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível científico. Sendo responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais. A utilização de métodos estatísticos é importante para a análise e interpretação dos dados coletados, em estabelecer a ligação dos resultados obtidos aos propostos no problema.

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com