TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas para o gerente moderno

Projeto de pesquisa: Problemas para o gerente moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho relatamos sobre a importância de várias estratégias, planejamentos, ferramentas, tecnologia, entre outras que podem fazer a diferença dentro de uma empresa, para que assim possa haver uma melhora, aperfeiçoamento, crescimento, etc.

Vamos apresentar a importância do uso de ferramentas como os 5S, Benchmarking e Open Book Management (OBM), Reengenharia, Empowerment, Organização Horizontal, Gestão do Conhecimento, Sistemas de Informações Gerenciais, Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, essas ferramentas citadas são as mais utilizadas hoje dentro de uma empresa por especialistas de ótima qualidade, onde cada dia que passa são mais utilizadas, são só dentro de empresas específicas, mas sim acaba fazendo parte no nosso dia a dia mesmo.

1. Desafios para o gestor contemporâneo

Ao longo das teorias estudadas e do vídeo assistido sobre a história do Abílio Diniz sobre o Grupo Pão de Açúcar podemos identificar a existência das seguintes similaridades.

A mudança organizacional relata pelo empresário em várias etapas da organização, que eram 3 docerias, que foram montadas pelo seu pai e depois a expansão de 1 supermercado, e logo sua busca por novos conhecimentos na área teve a iniciativa de montar uma rede de supermercados. Devido ao fenômeno da globalização, foi possível a abertura desta rede em outro país, Portugal. A visão empreendedora de Abílio Diniz pode ser constatada a partir do momento em que a rede incorpora a empresa Radiogras.

Entretanto, podemos constatar o desgaste da empresa depois de alguns anos, devido a conflitos de ideias entre os colaboradores e os seus sócios, a sua queda empresarial foi resultado desta situação, sendo assim, Abílio teve a iniciativa junto aos seus colaboradores de fazer uma reestruturação na rede, trazendo a novamente a sua estabilidade dentro do seu ambiente.

A partir destas experiências, podemos concluir que as mudanças organizacionais, os conceitos e os papéis de gestor estudados na Aula 1 e nos Capítulos 1 e 2 do livro texto são aplicados a este relato de Abílio Diniz, que usou de sua visão empreendedora, o seu conhecimento, e sua atitude para dar continuidade a um bem-criado e vindo de seu pai.

2. Gestão contemporânea da qualidade

Definição Qualidade

Qualidade na minha concepção a definição técnica de qualidade é a adequação ao uso de um produto ou serviço.

Exemplo: A importância do controle estatístico de processos nas empresas, de qualquer porte, é de vital importância para que produtor e cliente ganhem confiança, um por melhorar seu nível de qualidade, outro por saber que comprará algo que atenda suas expectativas, ou seja, qualidade e garantia do produto.

5 "S"

Manter a metodologia do 5 “S” na empresa é um trabalho essencial, porque nem todas as pessoas estão habitas as mudanças, para isso as empresa buscam alternativas, através de empresas de consultorias e profissionais experientes no mercado para aplicar os métodos do Cinco s ( 5 S ) .

Este método é um programa que agrega principalmente as empresas, com metodologia conhecida como 5 "S". Basicamente consiste na determinação de implantar processo de padronização e organização no local de trabalho, mantê-lo o ambiente organizado, arrumado, limpo, mantendo disciplinas necessárias para conseguir o melhor desempenho nas atividades de trabalho.

Fator crucial para uma empresa sobreviver por longo tempo é:

• Definir gestores e responsáveis por setor.

• Fazer com frequência as autoavaliações periódicas do 5S.

• Fazer reuniões frequentes de 30 minutos sobre o processo de gestão.

• Organizar Rotinas de manutenção

• Planejar um espaço de convivência com os funcionários (festa de aniversários) para harmonizar o ambiente de trabalho.

• Compartilhar e interagir com outras áreas.

Usando a metodologia do 5"S"

1º S SEIRI= SENSO DE ULTILIZAÇÃO:

Liberação de espaço, saber separa o que é útil, planejar, elevar a produtividade e trabalhar apenas com o que você precisa.

2º S SEITON = ORDEM E ORGANIZAÇÃO: Ter objetos, ferramentas, maquinas padronizadas, ordenar é saber usar e guardar, agilidade e facilidade na busca de documentos.

3º S SEISO = LIMPEZA

Manter o ambiente limpo, Limpeza total, piso, parede, teto, cantos que acumulam poeiras etc.

4º S SEITETSU = HIGIENE PESSOAL SAÚDE E CONSERVAÇÃO

Cuidar bem da parte física e mental, usar roupas limpas, manter cabelos cortados e bem tratados, higienizar as mãos e pés, cuidar da higienização pessoal. Tudo isso trás benefícios para o individuo e a empresa.

5º S SHITSUKE = AUTODISCIPLINA

Buscar a eficaz no trabalho, ser disciplinado, saber conduzir uma conversa, ter educação, saber dialogar com as pessoas, passar confiança, ser transparente com as pessoas e com sigo mesmo.

Usando a metodologia do 5"S".

Ambiente de Trabalho (Setor de Contratos)

Veja na foto acima, um ambiente completamente desorganizado, onde todo o material de trabalho encontra-se exposto na mesa, sem nenhuma sintonia, dificultando o trabalho do dia a dia.

Ambiente de Trabalho (Setor de Contratos)

Aplicando os 5 ‘S’, no ambiente de trabalho podemos ver a acima como mudou o ambiente, ficou mais visível, mais espaçoso, organizado e mais harmonizado. Usando apenas materiais de precisão para que seu trabalho eficiente seja eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com