TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto E Organização Do Trabalho

Ensaios: Projeto E Organização Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

PROJETO DE TRABALHO

Dizer que os recursos humanos de uma organização são seu maior ativo é um clichê. Contudo, vale a pena relembrar a importância dos recursos humanos, especialmente nas funções relacionadas à operação, em que a maioria dos seus recursos humanos encontra-se alocada. Segue que os gerentes de produção são os mais envolvidos na liderança, desenvolvimento e organização dos recursos humanos. O projeto do trabalho, entretanto, tem um papel pivô, pois define a forma pela qual a pessoas agem em relação a seu trabalho. Define suas atividades em relação a seus colegas de trabalho e canaliza os fluxos de comunicação entre diferentes partes da operação.

ELEMENTOS DO PROJETO DE TRABALHO

O projeto de trabalho não é uma decisão simples. É composto por vários elementos separados, embora relacionados, que, quando tomados em conjunto, definem o trabalho das pessoas na produção. A seguir alguns elementos da produção.

• Quais tarefas devem ser alocadas a cada pessoa na operação?

Uma empresa pode optar por restringir cada membro do pessoal a repetir continuamente o mesmo tipo de tarefa, de modo que incentive simplicidade a eficiência. Outra pode optar por alocar ampla variedade a cada membro do pessoal de modo que reduza a monotonia.

• Que sequencia de tarefa deve ser estabelecida como a maneira de fazer o trabalho?

Algumas vezes, a sequencia das tarefas é ditada pelo projeto do produto ou serviço. Por exemplo, um montador que, trabalhando em uma linha de montagem de automóveis, deve colocar as rodas no lugar antes das porcas de fixação, ou seja, existe uma sequencia padronizada.

• Onde o trabalho será alocado dentro da operação?

Trabalhos podem ser desempenhados em mais de um lugar. Por exemplo, um operário de manutenção em um grande hospital poderia ser alocado centralmente junto com todos os outros trabalhadores da manutenção. E quando necessitasse seria designado a uma outra parte do hospital.

• Quem mais deve estar envolvido com o trabalho?

Ao invés de alocar um conjunto de tarefas para cada pessoa na produção, um conjunto maior de tarefas seja alocado para um grupo de pessoas.

• Como deve ser a instalações e o equipamento usado no trabalho?

Deve ter interação e sintonia com as pessoas e com a atividade que será desempenhada uma vez que essas instalações são importantes para a produção.

• Que condições ambientais devem ser estabelecidas no local de trabalho?

As condições sob as quais os trabalhos podem ter impacto sobre a eficácia, o conforto e a segurança das pessoas, tão significativo como os detalhes intrínsecos das tarefas em si.

• Que habilidades precisam ser desenvolvidas no pessoal?

As diferentes decisões sobre os elementos do projeto do trabalho descritas aqui têm implicações sobre as habilidades e capacidade que as pessoas irão necessitar para desempenhar seus trabalhos efetivamente.

DIVISÃO DO TRABALHO

À medida que a operação atinge porte grande o bastante para necessitar de emprego de mais do que uma pessoa. Essa ideia é chamada de divisão de trabalho – dividir o total de tarefas em pequenas partes, cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa. A seguir vantagens e desvantagens.

• Vantagens:

• Proporciona aprendizado mais rápido, uma vez que as tarefas são dividas elas se tornam menos complexas e de fácil aprendizado.

• A automação torna-se mais fácil, com a divisão dessas tarefas em pequenas partes, pode surgir à possibilidade de automatização de algumas dessas tarefas simples.

• Trabalho não produtivo reduzido, esse é provavelmente o mais importante benefício da divisão de trabalho. Em tarefas grandes e complexas a proporção de tempo despendido em pegar e largar ferramentas e materiais e, de forma geral encontrar leva muito mais tempo. Já quando dividimos as tarefas o tempo ocioso é mínimo e o processo de produção rápido.

• Desvantagens:

• Monotonia, quanto menor a tarefa, mais frequentemente as operações precisarão repeti-la. Repetir a mesma tarefa, por exemplo, a cada 30 segundos, oito horas por dia e cinco dias por semana, dificilmente pode ser chamado um trabalho satisfatório.

• Dano físico, a repetição continuada de uma gama muito estreita de movimento pode levar, em casos extremos, a danos físicos.

• Baixa flexibilidade, a divisão de uma tarefa em muitas partes pequenas frequentemente da ao projeto do trabalho uma rigidez que é difícil de alterar em circunstancias mutantes.

• Baixa robustez, trabalhos altamente divididos implicam que materiais passem por diversas etapas. Se um desses estágios não esta trabalhando corretamente, em virtude de defeito no equipamento, todo o processo de produção e afetado.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração científica se baseia na aplicação do método científico com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos.

Os quatro princípios fundamentais da administração científica são:

Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores – prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

As principais críticas à administração científica são:

• Transformação do homem em uma máquina, desencorajado de tomar iniciativas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com