TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Magnéticas Dos Materiais

Exames: Propriedades Magnéticas Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

Na natureza existem alguns materiais que na presença de um campo magnético é capaz de se tornar um ímã, sendo ele fraco ou não. Esses materiais são classificados em ferromagnéticos, paramagnéticos e diamagnéticos.

Paramagnéticos - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.

Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.

Ferromagnéticos – as substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes das características dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.

Antiferromagnetismo - é o ordenamento magnético de todos os momentos magnéticos de um material na mesma direção mas em sentido inverso. Para um material ser descrito como antiferromagnético este efeito tem de percorrer todo o material. Existe uma propriedade semelhante a dos materiais ferromagnéticos no que diz respeito a altas temperaturas, o ponto no qual o antiferromagnetismo perde suas propriedades e se torna paramagnético é chamado de temperatura de Néel.

Ao submeter um material antiferromagnético a um campo magnético intenso, alguns de seus domínios se alinham paralelamente a ele, mas ao mesmo tempo que se alinham em paralelo com os domínios vizinhos. Geralmente é necessário um campo magnético muito intenso para alinhar todo o material. Em alguns casos pode até haver imantação devido a um campo magnético muito forte. Alguns exemplos de materiais antiferromagnéticos são: o Cromo e o Manganês

As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando sobre a influência de um campo magnético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com