TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriocepção

Seminário: Propriocepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Propriocepção

A propriocepção é definida como a percepção do próprio corpo em relação ao tempo e espaço. É a maneira que percebemos nossos ossos, músculos e órgãos, incluindo a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio.

Fisiologicamente é preciso saber que a propriocepção consciente se dá pela via dorsal leminisco medial para o cerebelo, e que a propriocepção inconsciente se dá pelo trato dorsal espinocerebelar, ou seja, que são duas vias, uma consciente e outra inconsciente, que são principais para o sentido de propriocepção; mas o sentido é, na verdade, informação composta dos neurônios localizados no ouvido interno, nos neurônios que dão a sensação de contração e distensão muscular e movimentos das juntas, e a cinestesia é informação composta dos neurônios do ouvido interno e daqueles responsáveis pelo sentido de tato.

Propriocepção Consciente

A propriocepção consciente é obtida através de receptores sensoriais, chamados proprioceptores, que são classificados de forma diferente, permitindo por exemplo que mesmo sem enxergar o indivíduo tenha percepção do seu corpo conseguindo responder a estímulos, se mexer e conhecer a sua posição corporal.

Pode-se afirmar então que, se não possuíssemos o sentido de propriocepção, não sentiríamos o peso do nosso corpo, não conseguiríamos segurar os objetos direito com as mãos e tão pouco nos manteríamos em pé de olhos fechados.

Portanto a propriocepção seja ela consciente ou inconsciente é fundamental no nosso dia-a-dia pois exerce um papel de extrema importância para uma melhor localização no espaço e das partes do nosso corpo.

Propriocepção Inconsciente

Diferente da propriocepção consciente, os impulsos nervosos proprioceptivos inconscientes não despertam sensações, apenas são utilizados pelo sistema nervoso central para regular a atividade muscular, através do reflexo miotático ou dos vários centros envolvidos com a atividade motora, como o cerebelo.

Os proprioceptores são essenciais para informar ao nosso cérebro a noção de posição dos membros, e por sua vez, esta informação de posicionamento corporal é essencial para o controle dos movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com