TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pspice

Seminário: Pspice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

PSpice é um programa que simula circuitos eletricos e eletronicos por metodos computacionais. SPICE é uma sigla para .....

História

PSpice foi inicialmente desenvolvido pela MicroSim e é usado em automação de design eletrônico. A empresa foi comprada pela OrCAD , que foi posteriormente comprada pela Cadence Design Systems .

PSpice foi lançado em janeiro de 1984 para ser executado no IBM PC original . Esta versão inicial decorreu de dois disquetes 360 KB e posteriormente foi incluído um visualizador de forma de onda e um programa de análise.

O desempenho foi melhorando com as versões seguintes.

A Versão 3.06 foi lançado em 1988, também veio em dois disquetes de 5,25, e tinha um "Student Version" disponível, que permite inserir até dez transistores.

Características

Durante o seu desenvolvimento, o PSpice evoluiu para um simulador de sinal misto analógico. O software, desenvolvido agora para mais complexas exigências da indústria, está integrado no fluxo de projeto de sistemas completos em OrCAD e Cadence Allegro. Ele inclui recursos como a análise de um circuito com otimização automática, criptografia, um editor de modelo, suporte para modelos parametrizados, auto-convergência e um editor de parte magnética.

SPICE é um software de uso geral que simula circuitos diferentes e pode realizar várias análises de circuitos elétricos e eletrônicos, incluindo tempo de resposta de domínio, pequena resposta de freqüência do sinal, a dissipação de potência total, a determinação das tensões nodais, análise transiente, a determinação do ponto de operação de transistores, determinações de funções de transferência, etc.

Este software é projetado de tal forma para que possa simular diferentes operações de circuito envolvendo transistores, amplificadores, etc. e contém modelos de elementos do circuito.

Tipos de Análise

O tipo de simulação realizada pelo PSpice depende das especificações da fonte e instruções de controle. As possibilidades de simulação são:

Análise DC: - A análise das tensoes e correntes de um circuito no modo DC é realizada considerando apenas a componente contínua. Fontes AC e indutores são curto-circuitadas, e os capacitores são circuitos abertos.

ANALISE AC: - É REALIZADA para observação do circuito no dominio da frequencia, onde podemos obter: curva de resposta de filtros que variam com a frequencia; analise de ruido e distorção no circuito.

Análise TRANSIENTE: - É realizada para observar o compotamento do circuito no dominio do tempo. Equivale à analise efetuada com o osciloscópio, por isso a mais utilizada, com o objetivo de obter: resposta de circuitos para sinais alternados ou pulsos; analise de fourier.

Análise Transitória - Permite obter a resposta de um circuito em função do tempo

Limitações

PSpice tem as seguintes limitações:

A versão para estudante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com