TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pão De açucar

Casos: Pão De açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

O Grupo Pão de Açúcar, iniciou sua trajetória em 7 de setembro de 1948, com a fundação da Doceira Pão de Açúcar. Em 1959, abre seu primeiro supermercado ao lado da Doceira. Dez anos depois eram mais de 60 lojas em 17 cidades do Estado de São Paulo.

Na década de 70 trás para o Brasil um novo tipo de loja, os hipermercados. Conhecidos pela marca Jumbo, foram inaugurados em várias cidades do Brasil. Com os Jumbos, o Pão de Açúcar passa a atuar também em Portugal, Angola e Espanha. Ainda na década de 70, adquire várias redes de supermercados, no Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Também nesta década diversifica suas atividades passando a atuar em diferentes áreas da economia: turismo, restaurantes, agropecuária, reflorestamento, pesca, avicultura, veículos e comércio exterior.

Na década de 80, fecha o círculo do varejo com novos formatos de loja. Além dos Supermercados Pão de Açúcar, dos Hipermercados Jumbo e do Minibox - Mercearias de Desconto, inaugura o Superbox - Loja Depósito, o Peg & Faça - loja de bricolagem, e a Sandiz - Loja de Departamentos. Em 1989, inaugura uma nova geração de hipermercados com a marca Extra, e inicia um processo de profunda reestruturação. Com novo posicionamento mercadológico, fecha lojas não lucrativas, e vende as empresas coligadas.

Na década de 90, se aproxima dos consumidores ao criar o cargo de ombudsman, e investe fortemente no seu aperfeiçoamento operacional. Retoma a expansão através da inauguração de novas lojas, e aquisição ou arrendamento de lojas e redes. Abre seu capital, sendo a primeira empresa brasileira de varejo, a ser listada na Bolsa de Nova York, e, assina contrato de investimento com a rede francesa, Casino.

Pioneira no comércio eletrônico com o Pão de Açúcar Delivery, inaugura em 1998 o primeiro supermercado educacional do mundo, o Pão de Açúcar Kid’s. Empresa cidadã, participante da comunidade em que atua, investe em programas sociais, culturais e esportivos. No século 21, mantém permanente inovação e renovação. Com o conceito de multiformato, o Grupo administra quatro divisões, os supermercados Pão de Açúcar e Comprebem Barateiro, os hipermercados Extra, e as lojas de eletroeletrônicos Extra Eletro, além do comércio eletrônico Pão de Açúcar Delivery e Extra.com, que permitem atender às necessidades específicas de diferentes tipos de consumidores.

Com um marketshare de 16%, o Grupo Pão de Açúcar é líder do setor varejista de alimentos do Brasil. A rede está presente em 15 estados, com cerca de 62,8 mil empregados, 13 Centros de Distribuição 556 lojas distribuídas pelas Regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, que totalizam 1,2 milhão de metros quadrados de área de vendas.

CICLO FINANCEIRO

O ciclo financeiro de uma empresa é representado pelo intervalo de tempo no qual ela precisa de recursos para financiar seu capital de giro. Ele é calculado a partir de outros três períodos, o prazo médio de estocagem (PME), o prazo médio de pagamento (PMP) e o prazo médio de recebimento (PMR). O PME mede quantos dias, em média, a empresa demora para fabricar ou comercializar seus produtos a partir de um pedido. O PMP mede quantos dias, em média, a empresa demora para pagar suas compras aos fornecedores. O PMR mede quantos dias, em média, a empresa espera para receber as vendas realizadas.

Considerando estes prazos médios percebe-se um período entre a requisição do pedido e o recebimento no qual a empresa não possui recursos advindos da venda que a mantenham. Assim, quanto menor for este intervalo de tempo, melhor será para a empresa, pois isso indica que as negociações de pagamento e recebimento com clientes e fornecedores é favorável ao fluxo financeiro da mesma.

No caso do Grupo Pão de Açúcar, a análise do ciclo financeiro é extremamente favorável, explicitando a grande eficiência e poder de negociação em relação aos seus fornecedores e clientes. Em 2003, o ciclo financeiro foi de –15, em 2004 ele foi igual a 0 e em 2005 foi de –25. Não apenas o ciclo é favorável, como chega a ser negativo, fato incomum. O aumento do CF em 2004 deveu-se ao considerável aumento no PME, muito embora tenha havido elevação no PMP e redução no PMR, a estocagem fez com que o ciclo financeiro aumentasse. Em 2005 houve nova redução no CF devido ao aumento no PMP, enquanto os outros prazos não se alteraram de modo considerável.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »