TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DO ENADE

Ensaios: QUESTÕES DO ENADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  4.567 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para obtenção de notas as disciplinas de Ensino de História e Geografia; Ensino de Matemática; Ensino de Ciênciase Saúde Infantil; Seminario VII.

Orientador: prof. Cyntia Simioni, Lilian Gavioli, Andreia Zômpero, Keila Tatiana Boni.

Tutor eletrônico: Grabiela Kfour Violin.

Tutor de sala:Cleidiane Alves dos Cazais Cardoso.

2014

QUESTÕES DO ENADE

1. (ENADE/2008- questão adaptada) Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.

BERTUCCI, M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: <www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.

Pergunta-se: Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

Resposta.

Uma Prática pedagógica que analise acerca de onde e de como o conhecimento discutido em sala de aula está presente na vida dos alunos e de que maneira esse conhecimento o envolve na sociedade.

É preciso haver uma prática pedagógica que desenvolva no aluno “a capacidade de analisar, avaliar e decidir sobre os problemas com que se defronta um aluno que utiliza as tecnologias para aceder à informaçãode que necessita um aluno capaz de refletir sobre o que está a aprender e como está a aprender [...]” (COSTA, 2012, p.31). É necessário fazer uso das tecnologias juntamente com as Ciências Naturais para promover o debate sobre as descobertas científicas (COSTA 2012).

Segundo, (FREIRE, 2010, p. 69). “da transformação da realidade para nela intervir, recriando-a”.

Considerando o Ensino de Ciências, o conhecimento científico e as tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que vem ao encontro dos dias atuais, uma vez que é nesse nível de ensino que, para Grilo (2003 p. 8). “[...] se decide o modo como muitos jovens vão se comportar ao longo dos seus trajetos escolares e, talvez mesmo, como vão desempenhar o seu papel, enquanto cidadãos e enquanto profissionais responsáveis [...] na sociedade em que estão inseridos”.

É exatamente o homem que modifica este ambiente. Portanto e preciso haver uma prática que deixe transparecer o esforço de educar indivíduos críticos e preocupados com a realidade social em que vivem, logo, os fenômenos naturais só podem ser compreendidos através da interferência do homem, a qual vem provocando modificações nos fenômenos naturais.

2. (ENADE/2008- questão adaptada)Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de prevenção do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia a coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.

Pergunta-se: Sabemos que a Educação Ambiental deve ser tratada em todas as fases de escolaridade. Assim, elabore uma proposta para inserção interdisciplinar da educação ambiental no currículo escolar?

Resposta

Uma proposta para inserção interdisciplinar da educação ambiental no currículo escolar mais adequado deve ser baseada, no estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar e do seu entorno, construindo um projeto de preservação ambiental na escola, é o diagnóstico socioambiental das condições locais.

Pois, a Educação Ambiental é uma pratica educativa relativamente nova, plural, e sofre influência de várias abordagens teórico-metodológicas – entre elas: a educação ambiental crítica; a educação ambientalbaseada na metodologia de projetos; a educação ambiental freireana (eco pedagogia); a educação ambiental baseada nos estudos culturais; a educação ambiental biorregional; a educação ambiental baseada em comunidades de práticas, entre outros.

Contudo, mesmo dentro dessa pluralidade de concepções, há um consenso sobre a importância de a intervenção em educação ambiental partir de um diagnóstico socioambiental das condições do local: a escola, o bairro, a comunidade, o entorno social e as condições da região.

3. (ENADE/2008- questão adaptada)Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como:

• Toda água que sai da torneira é boa para beber?

• A água suja pode se tornar limpa?

• Existem casas sem água boa para beber?

As respostas são discutidas. O professor realiza em sala atividades práticas como:

• construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;

• experiência de decantação e filtração da água;

• excursão à estação de tratamento de água da cidade.

O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água.

Em relação à questão acima, responda:

a)Qual a importância de o professor proporcionar momentos de discussões em sala sobre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com