TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre dados e informações?

Projeto de pesquisa: Qual a diferença entre dados e informações?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

1) Qual a diferença entre dados e informação?

R: Informação significa dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados ao contrário, são sequências de fatos brutos não apresentando significado para a tomada de decisão.

2) O que é exatamente um sistema de informação? Quais atividades ele executa?

R: É um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar as tomadas de decisões, a coordenação e ocontrole de uma organização.

3) Conceitue as dimensões organizacionais, humana e tecnologia dos sistemas de informação: Organizações, pessoas, tecnologia.

R: Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Para compreender totalmente os sistemas de informação, você precisa conhecer suas dimensões mais amplas: a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial.

Organizações: Os sistemas de informação são partes integrantes das organizações. E, embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia está sendo e como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa específica usa sistemas de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da empresa.

Pessoas: Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação: eles são inúteis sem pessoas gabaritadas para desenvolvê-los e mantê-los, e sem pessoas que saibam usar as informações de um sistema para atingir os objetivos organizacionais.

Tecnologia: A tecnologia de informação é uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças. Hardware é o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um sistema de informação. Consiste no seguinte: computadores de vários tipos e formatos; diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem; e o meio físico que interliga todos esses elementos. O software consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação. Chamamos de tecnologia de armazenagem de dados os softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem. A tecnologia de comunicação de redes, composta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos equipamentos de computação e transfere dados de uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo. Uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, tais como uma impressora.

4) Dê alguns exemplos de problemas humanos, organizacionais e tecnológicos que podem ser encontrados nas empresas.

R: Organizacionais: Processos deficientes como cultura pouco colaborativa, conflitos internos, mudanças entorno da organização, ambiente turbulento, recursos inadequados. Humanos: Treinamento de funcionários, habilidade de avaliação de desempenho, participação e apoio dos funcionários, administração deficiente, ambiente de trabalho. Tecnológicos: Sistemas ultrapassados de monitoração de clientes, banco de dados, hardware antigo, software ultrapassada, incompatibilidade de sistemas com o avanço da tecnologia, mudança tecnológica acelerada.

5) Qual o papel dos sistemas de informação na resolução de problemas organizacionais?

R: O sistema de informações ajudará a organização obter excelência operacional, desenvolver novos produtos, serviços e modelos de negócios, conseguirem um relacionamento mais estreito com os clientes e fornecedores, conseguir melhores tomadas de decisões, vantagem competitiva, logo o papel do sistema de informação é trazer novos métodos e recursos para a resolução de problemas.

6) Quais conhecimentos em sistemas de informação são essenciais para todas as carreiras na área de negócios?

R: Compreender como os sistemas de informação ajudam as empresas a atingir os objetivos organizacionais mais importantes, a noção do papel central dos bancos de dados, conhecimento sobre analise de informação e inteligência empresarial, sensibilidades as questões éticas, sociais e legais levantadas pelos sistemas, e capacidade de trabalhar com especialistas em tecnologia e outros profissionais da empresa no projeto e desenvolvimento de sistemas.

7) Sistemas de informação são importantes demais para que apenas os especialistas em computação cuidem deles. Você concorda? Por quê?

R: Não, o sistema de informação é sim muito importante, mas pode sim ser cuidado por "não especialista", porém existem áreas nos sistemas operacionais que só deve ser monitorada e alterada por um especialista.

8) O que são processos de negócios? Que papel eles desempenham nas organizações?

R: É um conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como a tarefa organizacional especifica serão executadas. O papel do processo de negócios é descrever os passos e funções a serem executadas em determinado departamento

9) Identifique e descreva os diferentes níveis de uma empresa e suas necessidades de informação.

R: Os sinais são:

- Gerencia Sênior

- Gerencia Media: cientistas e trabalhadores do conhecimento

- Gerencia operacional: trabalhadores de dados

As necessidades são:

- atingir a excelência operacional (produtividade, eficiência e agilidade)

- desenvolver novos produtos e serviços e velocidade)

- promover a vantagem competitiva

- assegurar a sobrevivência

- estreitar o relacionamento com o cliente e atende-lo melhor

- melhorar a tomada de decisão (em termos de previsão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com