TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Foi Ampere??

Exames: Quem Foi Ampere??. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Quem foi André-Marie Ampère

André Marie Ampère foi um físico e um matemático francês que nasceu em Lyon em 20 de janeiro de 1775.

Principais descobertas

Além de ser um extraordinário professor, Ampère desenvolveu trabalhos muito importantes nos campos da física, química e da matemática. Entre 1807 e 1816, estabeleceu a diferença entre átomos e moléculas, enunciou o chamado "princípio de Avogadro", descobriu um ácido ao qual deu o nome de Fluorine, publicou uma tese sobre a refração da luz e concebeu uma classificação de elementos, precursora da tabela periódica de elementos.

Ampère começou a estudar os fenómenos eletromagnéticos e apresentou várias experiências no campo do eletromagnetismo à Academie de Paris. Em 1820 reconheceu que, sem a intervenção de qualquer íman, dois fios exercem um sobre o outro uma ação atrativa ou repulsiva consoante o sentido das correntes que os percorrem.

Em 1822 descobriu o princípio da telegrafia elétrica. No decurso das suas investigações sobre a eletricidade fez importantes descobertas.

A sua teoria foi fundamental para o desenvolvimento da eletricidade e do magnetismo no século XIX. A sua obra mais importante, "Mémoire sur la Théorie Mathématique des Phénomènes Electrodynamiques" (1826) tornou possível os posteriores avanços de Thomson, Maxwell, Weber e Faraday no campo do eletromagnetismo.

Faleceu a 10 de Junho de 1836, em Marselha. O Ampère (A) é hoje a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica em sua homenagem.

Lei de Ampère

Uma das revoluções mais marcantes na física foi a descoberta feita por Hans Cristian Oersted, onde através de seus experimentos comprovou a existência de um campo magnético ao redor de um fio quando esse era percorrido por uma corrente elétrica.

Embora Oersted tenha descoberto que um fio percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético a sua volta, foi André Marie Ampère quem, matematicamente, deduziu esse campo. Podemos dizer que o grande feito de Ampère foi ter desenvolvido uma famosa lei chamada de Lei de Ampère.

A lei de Ampère, como ficou conhecida, estabelece o campo magnético ( ) gerado por um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i, a uma distância (R) do condutor.

Matematicamente, o vetor campo magnético ( ) é determinado pela seguinte equação:

Onde o termo μ é uma constante conhecida como permeabilidade magnética do vácuo. Por comodidade matemática, essa constante foi definida como:

μ = 4π .10-7T.m/A

Sendo esse um valor convencional, que pode ter seu número infinito de algarismos significativos por causa do valor de π, pode-se adotar para permeabilidade magnética do vácuo ou do ar o valor abaixo (quando expresso com dois algarismos significativos):

μ = μar = 1,3 .10-6T.m/A

A direção e o sentido do vetor campo magnético são dados pela regra da mão direita, lembrando que o vetor (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com