TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é A EMOP

Tese: Quem é A EMOP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Tese  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Fundada em maio de 1975 (Decretos-lei nº 39, de 24/03/75 e nº 81, de 06/05/75) durante o Governo de Floriano Faria Lima, a EMOP foi criada com o propósito de transformar radicalmente a sistemática vigente no âmbito das construções civis de interesse público.

As obras que até então vinham sendo executadas pelas Secretarias de Estado passaram para a responsabilidade da EMOP. Exercer esse papel de órgão centralizador tinha o importante desafio de dar operacionalidade ao programa administrativo estadual.

Naquela época, a EMOP foi considerada o melhor exemplo de “imaginação criadora”, se transformando numa verdadeira prestadora de serviços encarregada de realizar projetos, construções e reformas dos bens públicos, além de executar obras de geotecnia. Em apenas 3 anos de existência a EMOP já apresentava resultados surpreendentes, com 1.005 obras concluídas e em andamento.

Marcos históricos:

• Na Educação: Construção em tempo recorde (apenas 1 ano) de 147 escolas rurais situadas em locais de dificílimo acesso. Construção dos CIEPS, um marco na educação.

• Na Saúde: a) Construção do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na época considerado o mais moderno fora da capital; b) Conclusão do Hospital Pedro II, iniciado no ano de 1967, cujas obras de estrutura se encontravam totalmente paralisadas; e c) Obras de reforma e acréscimo dos hospitais do IASERJ – o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

• Na Segurança: Conclusão de 12 andares da sede da Secretaria de Segurança Pública em um curto espaço de tempo e com excelente acabamento. Ainda fomos precursores na construção de prédios projetados especialmente para funcionar como delegacias policiais.

• No Governo: a) Reforma geral do Palácio Guanabara e b) Recuperação do Estádio Caio Martins, em Niterói.

Hoje, já com quase 40 anos de existência, a EMOP tem atuado intensamente em diversos setores da construção civil, buscando aumentar a autoestima e atender com grande esforço as necessidades da população. Melhorar e expandir a infraestrutura destinada à educação, saúde, cultura e esporte, dentre outros, tem sido o nosso objetivo diário.

De janeiro de 2007 a dezembro de 2013 a EMOP foi responsável pelo gerenciamento e fiscalização de projetos e obras de construção, reforma e manutenção de equipamentos públicos que somam um total de R$7.087.745.982,68 de investimentos, em intervenções concluídas ou em andamento.

Nesse período, foram realizados e aprovados 2.324 projetos e 767 licitações, demonstrando claramente a força do trabalhador da EMOP.

Atualmente a EMOP é responsável pela manutenção da rede estadual de ensino, com 1.311 escolas atendidas; 27 prédios da Secretaria de Estado de Cultura; 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPA); e 98 equipamentos da Secretaria de Estado e Defesa Civil.

Marcos recentes:

• Obras do PAC

Complexo do Alemão

Foram investidos R$843.052.213,00, em recursos dos governos Federal e Estadual. Área de Intervenção 1.813.210 m². Aproximadamente 120 mil habitantes. Um dos destaques é o teleférico do Alemão inaugurado em julho de 2011. São 152 gôndolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com