TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Direito

Trabalho Universitário: Questionario De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

DRE, Receitas, Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Liquido.

A demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração financeira que evidencia o resultado apurado pela companhia, por meio de confronto entre as receitas, as despesas e os custos. O resultado apurado é transferido para o balanço patrimonial, mas precisamente para o grupo do patrimônio liquido, na conta Lucro ou Prejuízo do Exercício.

É uma demonstração contábil importante, cujo objetivo é relacionar de forma sistematizada todas as receitas e todas as despesas (contas de resultado) da empresa durante o exercício social a fim de apresentar o resultado final do período (lucro ou prejuízo).

As receitas são variações positivas do patrimônio liquido. Entre outras formas tem origem nas vendas de mercadorias, produtos ou prestação de serviço.

Receita Operacional é o valor obtido na execução da atividade principal da entidade, geralmente proveniente da venda de mercadorias ou produtos, e da prestação de serviços.

Receita não operacional é o valor proveniente de eventos não decorrentes da atividade principal da entidade geralmente em virtude da venda de bens do ativo permanente.

Lucro Bruto é a Receita líquida deduzida dos custos de produção. Tem por objetivo mostrar a lucratividade das operações da empresa, sem ainda considerar as despesas administrativas, comerciais e operacionais. É um tipo de “Lucro antes de Impostos” (sobre os resultados).

Lucro Operacional mostra capacidade de geração de resultados proveniente das operações normais da empresa, ou seja, seu potencial de gerar riqueza em decorrência de suas características operacionais, independentemente de suas fontes de financiamento.

Lucro Líquido é a última linha da Demonstração de Resultados, é o Lucro Operacional deduzido das receitas e despesas financeiras (ou seja, refletem a estrutura de capital da empresa – em outras palavras, as despesas decorrentes do financiamento de seus ativos e de sua operação), das despesas não operacionais, extraordinários e não recorrentes (ou seja, aquelas que ocorrem raramente e não são referentes às atividades operacionais da empresa), e do imposto de renda e contribuição social. Não é um indicador adequado para se analisar o resultado operacional de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com