TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Sobre Meio Ambiente

Artigo: Questionario Sobre Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.837 Palavras (20 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 20

1)-Resposta:

Ao planejamento urbano se cristaliza no Brasil, se faz necessário incorporar novos instrumentos de onde a dimensão ambiental é considerada instrumento onde se destacam os sistemas de indicadores, possibilitando a produção de diagnóstico a proposição de política publica.

Além de proporcionar a um dos maiores números de atores, o acesso a informação, onde o indicador se tem os de sustentabilidade sendo que q escolha dos melhores indicadores aplicável.

As cidades se encontram muito distantes de consenso, assim como a própria definição de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

Ainda que as amplas expressões tenham nas ultimas décadas consolidadas como parte de discurso, ainda conceituada de valores de difícil operacionalização.

A sustentável é com sustentabilidade exercida pelas diferentes formas de apropriação do espaço hoje atuante na cidade e como impactam estas em sua qualidade ambiental, comprometendo a sustentabilidade serão também apresentada dimensão ambiental no planejamento urbano e as limitações e potencial do uso de indicadores para formulação de políticas urbanas e ambientais.

Em uma cidade marcada com diferença intra-urbana, sobre variadas formas entre sociedade e natureza na regularização ambiental.

A dimensão política da sustentabilidade prega, entre outros princípios, a atuação da Administração Pública voltada aos interesses da sociedade, de modo a eliminar qualquer prática clientelista ou distorcida sobre os conceitos de governabilidade.

Segundo os autores nesta dimensão se inclui “a criação de condições para a participação efetiva da sociedade civil, no planejamento e controle social das políticas públicas.

Esta se daria, a partir da disponibilização de uma base de informação desagregada, que permitiria uma análise mais apurada da economia e da realidade social local, provendo condições de êxito para a participação da sociedade.

A regularização ambiental oscila entre se manter fiel origem, do movimento ambiental de contestação a visão instrumental da natureza típica, é fornecer para o estabelecimento das novas condições geral do ambiente da fase atual do capitalismo ampla com a natureza.

N estatuto da cidade sustentável proporcionaria as presentes e futuras geração o direito a terra urbana, a moradia, ao saneamento, saneamento ambiental, infla- estrutural, a trabalho e serviço publico e ao lazer.

Pois existem diferente dimensões do desenvolvimento sustentável, entre elas a dimensão econômica, a social e a ambiental.

Junto com o meio ambiente e civilização com saneamento básico é um procedimento adotado numa cidade ou município onde visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.

Entre os saneamentos básicos podemos também citar tratamento de água canalizada, e de tratamento de esgoto, com limpeza publicas de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos em aterro sanitário regularizado e materiais através de reciclagem.

Com estas medidas tomadas de saneamento básico é possível garantir melhores condições de saúdes para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doença ao mesmo tempo garantindo a preservação do meio ambiente.

Na área de industriais com tratamento biológico são determinado com a lei do decreto federal, e suas instruções normativas atendendo também uma dispocisões da resolução CONOMA nº375/2006.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90

O Conselho é um representativo de cinco setores, órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.

CONAMA são representantes dos Governos Municipais que possuam órgão ambiental estruturado e Conselho de Meio Ambiente com caráter deliberativo é também um representante de entidades profissionais, de âmbito nacional, com atuação na área ambiental e de saneamento, indicado pela associação de engenharia e ambiental.

Planejamento ambiental como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc.

Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, como por exemplos pode ser feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais da natureza.

Mas o planejamento ambiental como política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região, para a qual se pretende fazer o planejamento ambiental e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas no planejamento.

2)-Resposta:

Com a aplicação da política nacional do meio ambiente tem como objetivo a preservação, com melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propicia a vida, visando assegurar, condições ao desenvolvimento sócio econômico, ao interesse da segurança nacional e a proteção da vida humana.

Tendo principio os seguintes: ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio, racionalização do uso do solo, da água, do ar com planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais e como outros princípios e etc.

Com a educação ambiental em todos os níveis do ensino escolar, inclusive a educação da comunidade com a participação ativa na defesa do meio ambiente.

Como mecanismo de formulação da política nacional do meio ambiente a lei Nº 6938, constituiu o conselho nacional do meio ambiente CONAMA presidida pelo ministro do meio ambiente dos recursos hídricos.

E o conselho ambiental da Amazônia legal MMA, que é integrada por representantes dos demais ministérios setoriais, governos estatuais, distrito federal e etc.

Aos municípios e pelas fundações, instituídas pelo poder públicos, responsável pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, tendo como seu órgão superior o conselho nacional do meio ambiente

São como instrumento da política nacional do meio ambiente, o estabelecimento de padrões de qualidades ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o sistemas nacional de informação sobre meio ambiente.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com