TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Questionario Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera Educacional

Unidade Sorocaba

Fundamentos Filosóficos da Educação

Cibele Lopes de Mello Ariede RA - 798.973.248.1

Irenilda Tavares Santos RA - 674.935.449.1

Jussara Damásio Taborda RA - 731.054.738.6

Kátia Fernanda Fagundes RA - 736.530.068.9

Leidiane Barbara da Costa RA - 730.454.525.5

Tutora Presencial: Denilse Ochiena.

Sorocaba

2013

Índice

Introdução........................................................................................................02

A Natureza da Filosofia e seu Ensino.............................................................03

A Educação do Século XXI e suas Desigualdades.........................................05

Em que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da

Educação Contemporânea.............................................................................07

Pierre Bordieu e o Sistema Educacional no Brasil.......................................09

Conclusão.........................................................................................................11

Referências Bibliográficas..............................................................................13

Introdução

A Filosofia significa amor á sabedoria. Neste trabalho vamos ver a Natureza da Filosofia e seu ensino, esta mistura tem como objetivo mostrar e discutir os pontos de vista em relação à natureza e o ensino do saber filosófico.

Veremos também, alguns Sociólogos e Filósofos que deixaram preciosas teorias e conceitos que nos ajudam ou auxiliam no desenvolvimento da Filosofia na Educação nos dando uma visão ampliada e nos encaminhando para um conhecimento mais dinâmico, temos a influência grega com Aristóteles que foi, e continua sendo um dos maiores Filósofos de todos os tempos, ele valorizando a inteligência humana, temos também Pierre Bourdieu de origem campesina que nos mostrou a desigualdade na sua totalidade, ele mostra a desigualdade social, nos revelando que família de baixo nível cultural e educacional tende a ter filhos com grau de instruções e sucesso profissional inferior com relação aos filhos que tem pais de nível mais elevado de cultura e educação. A escola se torna uma peça principal nesse contexto, pois a mesma precisa acompanhar o desenvolvimento educacional com as tecnologias adequadas para esta geração nova que vem surgindo para que, possamos diminuir esta desigualdade que tanto empobrece o nosso país.

Rousseau foi um dos importantes filósofos: escritor, teórico político e compositor suíço, considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor “que trabalhou muito por um ideal” do romantismo. Podemos verificar nesse trabalho um pouco da Educação do século XXI e com ela as desigualdades, infelizmente sempre presente em todas as épocas, esperamos que essa geração de educadores possa dar continuidade no desenvolvimento do cidadão, pois um cidadão preparado é um país desenvolvido.

A Natureza da Filosofia e seu ensino.

Esta combinação tem como objetivo mostrar e discutir os pontos de vista com relação á natureza e ensino do saber filosófico, principalmente no que se refere á semelhança da natureza do saber com o ensino e desse saber; o qual não pode perder a característica de sua própria natureza.

Aristóteles dizia em Metafísica, que a natureza da Filosofia é tal que faz a mais “Sabia” de todas as disciplinas, primeiramente por ser a única que tem por necessidade e utilidade o próprio conhecimento.

Protegemos enquanto se dá início á disciplina, como componente da grade curricular, na educação do Ensino Médio, o ensino não deve perder essa função única, não se deve perder a franqueza da sua própria natureza.

Assim, desejamos a discussão da franqueza do ensino da filosofia em sala de aula, na medida em que enxergamos além do professor de filosofia, que deve estar em harmonia com a própria natureza desse mesmo saber, única a dar á filosofia condição virtudes.

A postura, o aprendizado e o planejamento, assim como avaliar os alunos pelo professor de filosofia, devem ser francos com a natureza do saber filosófico perder isso é como perder sua identidade o próprio saber, ou seja, deve ser favorável a busca do conhecimento por si próprio.

É esta abordagem que, nos remete á promover discussão da postura do professor de filosofia, na medida em que se deve mostrar o conhecimento e assim avaliar o aluno de filosofia, na harmonia com a natureza da própria filosofia, diferente, das maneiras pedagógicas tradicionais, de maneira absoluta usada por outra área do saber, as quais acabam influenciando os alunos a buscarem cada vez mais o conhecimento para assim atingirem o saber.

O professor de filosofia deve esclarecer aos alunos que o saber deve ser buscado por eles mesmo e não por uma necessidade, como ter a melhor nota, mas por uma coisa ainda mais importante que é o sucesso profissional. Este é o objetivo desta discussão.

O aprendizado de filosofia é primeiramente um ensino diferenciado e a relação do ensino da filosofia com a natureza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com