TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário EAD - Relações Étnico-Raciais E Afrodescendência; Filosofia, Comunicação E Ética; Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias Da Aprendizagem .

Pesquisas Acadêmicas: Questionário EAD - Relações Étnico-Raciais E Afrodescendência; Filosofia, Comunicação E Ética; Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias Da Aprendizagem .. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  37.571 Visualizações

Página 1 de 6

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência

Questionário 1

1_ O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-Moon, opinião amplamente divulgada pela grande mídia?

Resposta: Despertar na comunidade internacional o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes.

2_ Do que se trata, quando abordamos o termo raça sob uma perspectiva política?

Resposta: Trata-se do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo.

3_ Assinale a alternativa que não apresenta uma justificativa válida para a importância dos movimentos negros no Brasil:

Resposta: Os negros aceitaram passivamente sua escravidão, não tendo registros na história sobre a organização de movimentos negros ao longo da história colonial, imperial e republicana brasileira.

4_ Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo raça não pode ser compreendido seguindo uma perspectiva biológica, exceto:

Resposta: Todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.

5_ As afirmações abaixo apresentam definições adequadas para o termo etnia, exceto:

Resposta: Agrupamento de pessoas ou de um setor da população, com aspectos físicos comuns.

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência

Questionário 2

1_ Segundo material produzido pela Universidade Federal de São Carlos utilizado na formação de professores para uma educação e a igualdade racial no Brasil, os professores e professoras devem:

Resposta: Todas as alternativas anteriores são estratégias válidas para a promoção da igualdade racial na escola.

2_ Podemos considerar, segundo inúmeras pesquisas produzidas pelas universidades, que os livros didáticos apresentam os seguintes problemas quando os analisamos segundo uma perspectiva das relações étnico-raciais e da promoção da igualdade racial:

Estão corretas as alternativas:

Resposta: I, II e III

3_ O fato de que os afrodescendentes muitas vezes interiorizem uma visão de si a partir de uma visão estereotipada pelos brancos, ou seja, pensem os seus valores segundo os valores dos brancos, pode ser considerado como:

Resposta: Violência Simbólica.

4_ Em relação aos estereótipos raciais presentes na literatura brasileira, é incorreto afirmar que:

Resposta: Não há estudos conclusivos sobre a produção de discursos de cunho racista na literatura clássica brasileira.

5_ (Adap. Concurso Público – CENTRO – 2008 – SEE – SP) Ao tratarmos sobre a presença de racismo, preconceito e discriminação, nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:

Resposta: A percepção do comportamento discriminatório e do preconceito racial é central numa análise histórica e sociológica que tente compreender as relações sociais vivenciadas na escola.

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência

Questionário 3

1_ (Adap. Concurso Público – MPF – 2006) No que diz respeito aos crimes previstos na Lei n. 7.716/89:

Resposta: Discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

2_ Analise as afirmativas abaixo sobre a Lei 12.288/2010, e assinale a alternativa incorreta:

Resposta: Foi a partir da aprovação desta lei que o racismo passa a ser considerado crime inafiançável no Brasil.

3_ A respeito da promulgação de leis antirracistas no Brasil, é incorreto afirmar:

Resposta: Como as leis no Brasil não são cumpridas, a legislação antirracista teve pequeno impacto na promoção da igualdade racial no país.

4_ Concurso Público: CETRO – 2008 –SEE – SP – Supervisor Escolar) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e?

Resposta: Têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.

5_ As alternativas abaixo apresentam alguns dos mitos e inverdades que acabam sendo propalados a respeito de nosso passado colonial e escravista, exceto:

Resposta: O Brasil já era parte de um grande projeto capitalista moderno desde o início de sua colonização, com altos investimentos da elite econômica da época, representada pela burguesia.

Filosofia, Comunicação e Ética

Questionário 1

1_ Leia a citação abaixo e depois responda o exercício: “É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento, o pensamento mítico”. A citação refere-se:

Resposta: Ao conhecimento filosófico.

2_ Leia a citação abaixo e depois responda o exercício: “...é a capacidade intelectual para pesar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. (...) é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais” (CHAUÍ, 1997, p.59). A citação refere-se:

Resposta: Ao conhecimento Racional.

3_ “O coração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com