TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre ADM

Exames: Questionário Sobre ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 6

1. O que você entendeu como organização?

A organização é algo que faz com que o mundo funcione bem, tanto na economia, na religião, nos países e até dentro das famílias. É uma necessidade que todo o ser humano sente para ter uma uma rotina melhor.

2. O que é Administração?

Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, tendo princípios e normas ela visa alcançar a organização para se conseguir uma adequada prestação de serviço e o máximo de lucro possivel

3. Como a china e a Grécia Antiga contribuíram para a iniciação da ciência administrativa?

As instituições, artes língua, dramaturgia e literatura gregas, formam hoje parte significativa de nossa cultura. Grécia Antiga contribuiu com os seus conceitos de democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, planejamento urbano, universalidade da administração, raciocínio metódico e qualidade que são alguns dos muitos assuntos que eles se ocupavam. Seus debates e proposições sore esses assuntos contam-se entre as mais importantes contribuições para a civilização.

A Metafísica de Aristóteles, e outras contribuições importantes da civilização grega:

a) A Democracia – Administração participativa direta.

b) Os Executivos – Eleitos pela assembleia dos cidadãos.

c) A Ética – Felicidade dos cidadãos como responsabilidade fundamental da polis.

d) O Método – Busca do conhecimento através da investigação sistemática e da reflexão abstrata.

e) A Estratégia – Encadeamento de meios lógicos para realização de fins.

f) Qualidade – Ideal do melhor em qualquer campo de ação, preocupação com o belo, o bom, as esculturas e construções.

Outros fatores também contribuíram como os métodos de trabalho (teoria de especializações e divisão do trabalho) e o princípio de hierarquia.

A China contribuiu com os conceitos da constituição CHOW onde constava a relação do quadro pessoal do imperador, desde o mais alto escalão até a mão-de-obra considerada serviçal, onde era associado ao nome e a função com a descrição detalhada das tarefas de cada um, com seus deveres e responsabilidades.

Mencius dizia que o povo é o elemento mais importante da Nação. O espírito da terra e a agricultura vêm em seguida, os soberanos em último lugar. Com seus escritos mostrou a necessidade de modelos de administração e processos administrativos, e os conceitos do tratado militar mais antigo. A Arte da Guerra de Tzu Sun que recomendava entre outras coisas evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o fator tempo, em vez da força, para desgastá-lo. Dizia: Evite-se o inimigo onde ele se mostra mais forte. Aparente-se inferioridade e estimule a arrogância. Mantenham-no sob tensão e cansem-no. Ataquem onde não estiver preparado. Esse que é na verdade um manual de recomendações que sobreviveu ao tempo por se tratar de princípios fundamentais permanentes, sobre planejamento, comando e doutrina, entre outros assuntos, muitos deles utilizados atualmente na administração de organizações. E por volta do ano 129 antes de cristo, foi percebida a necessidade de uma seleção científica de seus trabalhadores. Essa seleção foi elaborada segundo critérios rígidos, estabelecendo variáveis de análise, tais como a habilidade de cada indivíduo, seu conhecimento, sua experiência para a tarefa e seus traços de personalidade, que na época eram vistos como caráter do indivíduo.

4. Por que os registros sobre formas de administrar da história da evolução eram lentos?

Os recursos eram escassos, entre outros fatores que dificultavam o avanço.

5. Qual contribuição de Roma para o estudo da Ciência da Administração?

Os romanos desenvolveram um sistema semi-industrial de manufatura armamentista, para a sua legião.

Produção de cerâmica para o mercado mundial e posteriormente têxteis para exportação. Seu sistema rodoviário foi construído para melhorar a distribuição de bens, bem como para agilizar os exércitos (tropas) para as colônias.

Roma inspirou-se três princípios na Administração do império: a) dividir para governar. b) fundar colônias. c) construir estradas. O estado regulava a vida econômica; determinava as tarifas comercias, armazenagem, regulava as corporações e usava estes rendimentos para a guerra. Organizações de grande porte eram proibidas por qualquer motivo que não a execução de contratos públicos. Sobre a Organização Autoritária, existem dois conceitos fundamentais; disciplina e funcionalidade Sua contribuição fundamental é a legislação e ação governamental, manifesta no conceito de Ordem. O direito Romano tornou-se modelo para as civilizações posteriores, podendo se considerar um legado indireto de Roma.

Algumas heranças que Roma deixou para a humanidade:

- Administração Central de administradores de províncias de um império multinacional.

- Diversos tipos de executivos; senadores, magistrados, cônsules, imperadores.

- Rede de estradas para a comunicação entre as unidades do império.

- Grandes empresas privadas.

- Administração de projetos de engenharia e construção.

- Exército profissional e especializado, com uma classe de oficiais.

- Planejamento e controle das finanças públicas.

- Autoridade formal e regras de convivência definidas legalmente.

- Valorização da propriedade privada.

6. Quais os acontecimentos importantes do século XIX e início do século XX que merecem destaques?

Entre os séculos XIX e XX Frederick Winslow Taylor surgiu com a administração científica com a publicação dos princípios de administração, chamado o pai da administração científica. Taylor atingiu com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com