TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Introdução Ao Aluminio

Trabalho Escolar: Quimica Introdução Ao Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  2.387 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA

CENTRO UNIVERSATÁRIO PLÍNIO LEITE

CURSO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

TRABALHO DE ATPS DE QUÍMICA

OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DO ALUMINIO

ALUNO: WELLINGTON LOBATO GONÇALVES

RA: 5631117616

NITERÓI

2012

INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO

Nos dias de hoje o alumínio se tornou o metal não ferroso mais consumido do mundo devido baixo peso específico, a resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem. Descoberto em 1809 por Humphrey Davy e isolado pela primeira vez em 1825 pelo H. C. Oersted, apenas em 1886 foi desenvolvido um processo industrial econômico de redução. Neste ano, dois cientistas trabalhando independentemente, Charles Martin Hall, nos Estados Unidos, e Paul Louis Héroult, na França, inventaram o mesmo procedimento eletrolítico para reduzir a alumina em alumínio.

OBTENÇÃO DO ALUMINIO

As formas de obtenção do alumínio são através da mineração, refinaria. E redução. Respectivamente, esses processos são seguidos pra se obter o alumínio. A sua aplicação é extensa, utilizado em várias áreas da indústria. Mas como obter esse metal valiosíssimo como separa-lo. A obtenção através da Bauxita ocorre em três fases mineração, refinaria e redução.

A Mineração consiste em extrair a bauxita que contém ate 55% de óxido de alumínio, um mineral que e extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina um produto que proporciona a produção do alumínio.

A Refinaria. Nesse processo a Alumina precisa ser purificada, então é dissolvida em soda caustica e logo é filtrada. Disso obtêm-se um pó branco e puro de Alumina. Após isso é enviada a Redução.

A Redução. Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono. Vejamos como ocorre a reação de oxirredução.

• Etapas da Redução (Por Líria Alves De Souza)

A Alumina é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono, esse tanque funciona como cátodo. Os ânodos são constituídos de bastões de carbono mergulhados na Alumina fundida. As reações de oxirredução promovidas por esse processo originam Alumínio puro no cátodo. Este, posteriormente, vai para o fundo da célula eletrolítica. Como se sabe, os metais não se encontram de forma pura na natureza, é preciso extrair e posteriormente purificar para obtê-los sem resíduos (impurezas). O primeiro a realizar a façanha de purificar metais através da eletrólise foi Charles Hall, no ano de 1886.

A Eletrólise é um método muito usado para este fim em razão da economia e eficiência desse método. A eletrólise ocorre na presença de eletrodos, esses são denominados de cátodo e ânodo.

Cátodo é o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion. Ânodo o eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.

APLICAÇÕES DO ALUMINIO

O alumínio é utilizado em larga escala pela indústria em várias áreas o que deve-se às suas propriedades e ótima performance na maioria das utilizações. Suas técnicas de fabricação permitem o manufaturamento do produto acabado a preços competitivos. Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto. Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas. O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes. Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos, por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata. Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como ânodo de sacrifício e em processos de aluminotermia para a obtenção de metais. Outros usos do alumínio são; Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizado com frequência para formar caixas de trens, embalagens, papel de alumínio, latas, embalagens, Tetra Pak e outras. Construção civil, Janelas, portas, divisórias, grades e outros bens de uso, utensílios de cozinha, ferramentas e outros. Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com