TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RADIAÇÃO NÃO-INONONIZANTE

Projeto de pesquisa: RADIAÇÃO NÃO-INONONIZANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

TÍTULO: RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE

SUB-TÍTULO : ESTUDO DE CASO

RESUMO

“As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. Esse conceito foi primeiramente estudado por James Clerk Maxwell e depois afirmado por Heinrich Hertz.

A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética varia conforme a frequência da onda”.

Palavra-chave: Radiação

ESTUDO DE CASO I

Sua empresa é uma prestadora de serviços em segurança do trabalho, atendendo os mais diversos seguimentos empresariais existentes no mercado. Em uma oportunidade um cliente de grande porte chama sua empresa e informa estar recebendo um questionamento sobre a exposição de seus trabalhadores a radiação não ionizantes em trabalhos realizados em subestação elétrica. Questiona-se também as possíveis influencias que esta radiação possa estar realizando sobre equipamentos e locais próximos a subestação. Por conta disto a empresa recebeu um questionário que deverá ser respondido e entregue a DRT local em um prazo de 5 dias uteis da data da N.A.D. Pois bem desta maneira a empresa que não possui SESMET no local confiará a sua empresa as suas respostas e as análises criticas sob o respectivo documento cujo o teor está expresso nas questões formuladas pelo DRT.

1. 1. Desenvolvimento

Questões/ respostas do site cepel

Questão 1- Quais os tipos de radiação emitidos por uma subestação?

R: A subestação gera campos elétricos e magnéticos de frequência extremamente baixa (60 Hz – Hertz). O comprimento de onda associado a esta frequência é de 5000 km (cinco mil quilômetros).

Campos elétricos e magnéticos são modificações no espaço ao redor de um objeto energizado. Campos elétricos e magnéticos são diferentes em sua natureza, mas campos variáveis no tempo são descritos em conjunto como campos eletromagnéticos e acoplados conforme descrito pelas equações de Maxwell. No caso de frequências extremamente baixas o acoplamento entre eles é extremamente fraco e estes campos podem ser vistos como independentes, sendo o campo elétrico associado a cargas estáticas (voltagem) e o magnético associado a cargas em movimento (corrente). Estes campos desacoplados são fixos no espaço, apesar de variáveis no tempo, em outras palavras, não se irradiam no espaço. Para o comprimento de onda de 5000 km, como é o caso dos campos de 60 Hz, um objeto energizado teria que ter dimensões comparáveis com este valor (5000 km) para funcionar como fonte de energia radiante significativa.

Questão 2 - Existem radiações de baixa frequência?

R: Existem campos elétricos e magnéticos de frequências extremamente baixas (60 Hz).

Questão 3 - Existem radiações de alta freqüência em subestações?

R: Não existem fontes de campos de alta frequência na subestação.

Questão 4 - As radiações emitidas podem resultar de causas isoladas ou somente resultantes da instalação da subestação?

R: Campos elétrico e magnético não são gerados apenas por subestações elétricas e linhas de transmissão, mas por qualquer equipamento elétrico e mesmo devido a causas naturais.

Campos elétricos da ordem de milhares de Volts são gerados em tempestades. O campo magnético estático natural da terra é da ordem de 500 mG.

Com relação aos eletrodomésticos, tendo em vista a baixa tensão para a sua operação (110 ou 220 V) os campos elétricos gerados resultam normalmente em valores não significativos, além de serem estes campos facilmente blindados pela própria carcaça dos aparelhos.

Alguns eletrodomésticos produzem campos magnéticos tão altos quanto o limite do IRPA de 1000 mG ou maiores (secadores de cabelo, por exemplo, tem campos variando de 1 a 700 mG; abridores de lata elétricos de 500 mG a 1500 mG - ambos a 15 cm de distância).

Os valores de campos elétrico e magnético encontrados nos eletrodomésticos são da ordem de grandeza e alguns muito superiores aos medidos e estimados em certas subestações. Isto mostra que, no cotidiano as pessoas podem se deparar normalmente com campos elétricos e magnéticos de baixa frequência bem mais altos que os de subestações em geral.

Questão 5 - As radiações resultantes da instalação de subestações são nocivas aos seres humanos?

R: Em livro publicado recentemente (1997), intitulado “POSSIBLE HEALTH EFFECTS OF EXPOSURE TO RESIDENTIAL ELECTRIC AND MAGNETIC FIELDS” (Possíveis Efeitos Sobre a Saúde da Exposição a Campos Elétrico e Magnético Residenciais) o Comitê Sobre Possíveis Efeitos de Campos Eletromagnéticos sobre Seres Vivos instituído pela National Academy Of Sciences dos EUA a pedido do Congresso Americano, declarou (Referência 01 - página 1):

“Baseado numa avaliação exaustiva dos estudos publicados com relação aos efeitos de campos elétricos e magnéticos de frequência industrial (50 e 60 Hz) sobre células, tecidos e organismos (incluindo o de seres humanos), a conclusão do Comitê é que as evidências não mostram que estes campos apresentam perigo à saúde humana. Especificamente, nenhuma evidência conclusiva e consistente mostra que a exposição a campos elétricos e magnéticos residenciais produza câncer, efeitos neurocomportamentais adversos, ou efeitos sobre a reprodução ou desenvolvimento”.

Questão 6 - Quais os efeitos nocivos de CEM à saúde dos seres humanos?

R: Nenhum. Repetindo a conclusão do Comitê citada no quesito anterior 05:

“Baseado numa avaliação exaustiva dos estudos publicados com relação aos efeitos de campos elétricos e magnéticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com