TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DO PROJETO NO CONSUMO DE ENERGIA INTERNA

Trabalho acadêmico: REDUÇÃO DO PROJETO NO CONSUMO DE ENERGIA INTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.980 Palavras (16 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECANICA

PROJETO REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA DOMÉSTICA

LEILIANI PETRI

ENERGIAS

MARCOS FRANCISCO IETKA

Joinville - SC

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. JUSTIFICATIVA. 3

2. PROBLEMA. 3

3. OBJETIVOS. 3

3.1. Objetivo geral 3

3.2. Objetivo específico 3

4. HISTÓRIA DO. 3

5. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

6. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

7. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

8. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

9. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

10. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

11. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

12. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

13. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

14. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

15. RESERVA. Erro! Indicador não definido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 3

INTRODUÇÃO

A energia elétrica é, sem dúvida, um dos bens essenciais de que atualmente podemos dispor. Contudo, a eletricidade precisa de ser produzida, transportada e só depois pode ser utilizada por todos nós.

A eletricidade é um dos bens que deve ser utilizado sempre que é preciso, mas apenas quando é preciso!

Sabemos que fazer uso de aparelhos movidos à energia elétrica acarreta gastos, tanto de energia como financeiramente pois pagamos por toda energia que consumimos. Logicamente, se economizarmos gastos de energia, estaremos economizando dinheiro. E isso acontece toda vez que acendemos uma lâmpada, tomamos um banho, assistimos TV, etc.

Esta pesquisa foi realizada levando em conta os gastos de energia de uma residência considerando os aparelhos que necessitam dessa energia, sua potência, tempo de uso e outros fatores.

Foi utilizado para o desenvolvimento deste trabalho cálculos que envolveram basicamente função simples e seus respectivos gráficos para visualização, porcentagem, regra de três simples e estatística.

1. JUSTIFICATIVA.

A geração de energia é de suma importância para a realização das atividades industriais e, até mesmo, para a vida do ser humano. Conforme dados divulgados em 2009 pela Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% da energia utilizada no planeta é oriunda de fontes não renováveis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural. Por este motivo, esta pesquias é de grande importância para que os conhecimentos deste gás, sejam explanados de forma clara e de fácil aprendizado. 

1.1 PROBLEMA.

Muitos dos recursos utilizados para geração de energia elétrica hoje são fonte esgotáveis. Todos nós podemos ajudar a combater o desperdício. Economizando energia elétrica, ajudamos a preservar o meio ambiente, ampliamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis e adiamos a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão.

1.2 OBJETIVOS.

1.2.1 Objetivo geral

Utilizar a energia elétrica com eficiência significa combater o desperdício, consumindo apenas o necessário e preservando os recursos naturais do planeta. Com pequenas mudanças nos nossos hábitos e atitudes, podemos gerar grandes resultados e contribuir para a formação de uma sociedade mais sustentável.

1.1.2 Objetivo específico

Projeto para redução de energia elétrica em residência de 100m² com média de consumo de kWh de 200/mês.

2 REVISÃO DE LITERATURA

A energia elétrica é algo que está presente em nosso cotidiano, em que necessitamos dela para realizar diversas atividades, sendo que em muitas delas ignoramos sua presença, a grande preocupação em relação ao alto consumo de energia é quanto à conta no final do mês, e as vezes nem o alto custo cobrado faz com que as pessoas passam a economizá-la. Como existem aqueles que se preocupam com essa questão da economia, aqui trataremos de algumas dicas importantes na hora de utilizar alguns aparelhos que consomem bastante energia, no entanto, será muito útil também para que aqueles que deixam de lado esta questão perceba que pequenas mudanças no hábito diário, pode diminuir muito a conta de energia, além de ajudar o meio ambiente.

2.1 Chuveiro

Primeiro o chuveiro, pois é um aparelho de uso diário e que causa muitas dúvidas em relação ao seu gasto, muitas pessoas acreditam que o que diferencia no gasto de energia de um chuveiro é a potência em que ele está conectado, o que na verdade a potência elétrica é a relação direta entre a tensão da rede (220 ou 110 volts) pela corrente elétrica. Ou seja, se o chuveiro elétrico tem 6 mil watts de potência, ele irá consumir a mesma coisa não importando se na tensão de 220 ou 110 volts, é o que disse o Sr. Jorge Eduardo Schorr ( técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel em entrevista concedida ao Blog do Luis), desligar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com