TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXOS SOMATICOS

Artigos Científicos: REFLEXOS SOMATICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS

TERESINA, MAIO DE 2013

INTRODUÇÃO

No que se refere à absorção de fármacos, que é a transferência dos mesmos do seu local de administração para o compartimento central, de onde então terá seu destino de local de ação do fármaco, as vias de administração são fatores que influenciam na eficácia dessa absorção. Nesse contexto, há a biodisponibilidade, que é a porcentagem na qual uma dose do fármaco chega ao seu local de ação, ou a um líquido biológico a partir do qual o fármaco chegou ao seu local de ação.

Existem várias vias por qual um fármaco pode ser administrado, por isso, o conhecimento acerca dessas vias são importantes para a obtenção de uma biodisponibilidade ideal. As principais vias são: Oral e Parenteral (aqui inclusas as vias Intramuscular, Subcutânea, Intraperitoneal, Intradérmica, Intravenosa, Intrarterial e Peridural ou Intratecal), além das vias alternativas (vias Retal, Tópica, Respiratória, Conjuntival e Sublingal, por exemplo). Cada uma dessas vias tem suas peculiaridades que definem seus contextos mais apropriados para serem aplicadas, considerando vários fatores, tais como a estrutura anatômica a partir da qual ocorrerá a absorção do fármaco, a segurança dessa via de administração, o caso específico que exigirá determinada via em especial, além de outros fatores como economia, pessoal apto a administrar o fármaco por determinada via, conveniência, etc (BRUNTON et al., 2010).

Devido à importância do conhecimento das vias de administração de fármacos, a prática em questão teve como objetivos analisar, em ratos da espécie Rattus norvegiccus, a ação do fármaco Tionembutal sódico (Dose 25 mg/kg; Concentração 25 mg/mL) em diferentes vias de administração, sendo elas: Oral, Alternativa (Intraperitoneal) e Endovenosa, utilizando como parâmetros a Respiração, o Reflexo palpebral e a Atitude.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização da prática, utilizaram-se três ratos (duas fêmeas e um macho) da espécie Rattus norvegiccus, em que, inicialmente, foram pesados em uma balança de pratos para calcular as doses do anestésico (Tionembutal sódico) a serem administradas por meio das vias Oral, Intraperitoneal e Endovenosa. Logo após, verificou-se os parâmetros Respiração, mantendo o animal quieto e observando o número de expansões tóraco-abdominais por minuto; Reflexo Palpebral, observando o fechamento da pálpebra provocado pela leve estimulação de um chumaço de algodão e anotando; e Atitude (comportamento), em que se avaliava se o animal estava Normal, Excitado, Deprimido ou Dormindo.

Após a observação da Frequência Respiratória e dos outros parâmetros, administrou-se, em cada cobaia, o fármaco Tionembutal sódico (Dose= 25 mg/kg e Concentração= 25 mg/ml) por três diferentes vias: Oral para a cobaia 1, Intraperitoneal para a cobaia 2 e Endovenosa para a cobaia 3. Aguardou-se 20 minutos em cada administração a analisou-se novamente a Frequência Respiratória, o Reflexo Palpebral e a Atitude, observando se houve ou não variação.

RESULTADOS

TABELA 01. MEDIDA DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA DE COBAIAS DE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO POR TRÊS VIAS DISTINTAS. TERESINA, 2013.

Tempo referente à administração do Tionembutal sódico Frequência Respiratória (Nº de expansões tóraco-abdominais por minuto)

Cobaia 1: administração por via oral Cobaia 2: administração por via intraperitoneal Cobaia 3: administração por via endovenosa

Antes da administração 140 112 120

Transcorridos 20 minutos após administração 120 104 92

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 91ª turma de Odontologia, 2013.1. Teresina-PI.

QUADRO 01. VERIFICAÇÃO DA OCORRÊNCIA DO REFLEXO PALPEBRAL EM COBAIAS DE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO POR TRÊS VIAS DISTINTAS. TERESINA, 2013.

Tempo referente à administração do Tionembutal sódico Reflexo Palpebral

Cobaia 1: administração por via oral Cobaia 2: administração por via intraperitoneal Cobaia 3: administração por via endovenosa

Antes da administração + + +

Transcorridos 20 minutos após administração

+

+ +-

LEGENDA: (+) Presente; (±) Diminuído; (-) Ausente.

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 91ª Turma de Odontologia, 2013.1. Teresina-PI.

QUADRO 02. ANÁLISE DA ATITUDE (OU COMPORTAMENTO) DE COBAIAS DE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO POR TRÊS VIAS DISTINTAS. TERESINA, 2013.

Tempo referente à administração do Tionembutal sódico Atitude

Cobaia 1: administração por via oral Cobaia 2: administração por via intraperitoneal Cobaia 3: administração por via endovenosa

Antes da administração Normal Excitado Normal

Transcorridos 20 minutos após administração

Normal

Deprimido

Deprimido

FONTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com