TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Trabalho Universitário: RELATÓRIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  11.702 Visualizações

Página 1 de 9

Titulo: “O Pato que não escutava”

Localidade: UNIUBE – Polo – Santa Adélia

RELATÓRIO DA “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”

Introdução:

Uma história bem contada ajuda o aluno a interessar pela aula, permite a auto-identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis e ajudando a resolver conflitos e ainda agrada a todos sem fazer distinção de idade, de classe social, de circunstância de vida, é uma pena que muitos educadores não vêem as várias possibilidades de uma história, apenas as utilizam para acalmar os alunos.

Esta atividade teve por intuito a contação de uma história reinventada da literatura infantil, através de uma dramatização com fantoches, realizada em uma turma de pré-III da educação infantil, da Escola “Roda Pião”, situada na cidade de Catanduva-SP.

A sala onde a atividade foi realizada é composta por 18 alunos, correspondendo à faixa etária de 4 a 5 anos, contando com a colaboração da professora, responsável pela sala que, muito solícita, permitiu-me a visita e a realização da atividade com seus alunos.

A história a ser contada chama-se “O Pato que não escutava.”

Objetivos:

• Divertir, estimulando a imaginação dos alunos, num ambiente de alegria e interesse pela história.

• Respeitar as diferenças, ajudando uns aos outros para conviverem em harmonia;

• Analisar o envolvimento dos alunos após a leitura.

Desenvolvimento:

A atividade proposta se dividiu em três momentos. Em um primeiro momento houve uma discussão prévia, com os alunos, para apresentar a história “ O Pato que não escutava.”

Assim, perguntou-se a eles se todos ouvem ou melhor escutam bem. A resposta dos alunos foi unânime, respondendo que sim, mas Diego, disse que ao lado da sua casa mora um amigo que não ouve, o que para a idade deles não é comum ter esse conhecimento.

Em seguida, questionou-se se é possível que os animais também não escutam; alguns alunos responderam que os animais não possuem a mesma capacidade que nós seres humanos temos para escutar, assim como também teve alunos que acreditam que os animais são capazes de escutar. Prosseguindo com as discussões, houve um aprofundamento nos questionamentos feito aos alunos, cujo intuito foi de levá-los a perceber que a história iria tratar de um animal e que o mesmo, no decorrer da trama, iria passar pela dificuldade de escutar, dificultando o relacionamento com outros animais.

Para fechar a discussão inicial, fez-se um questionamento de qual animal a história estaria retratando, obtendo assim várias opiniões a respeito do animal a ser apresentado, com as seguintes respostas: o cachorro, o gato, a girafa, o elefante, etc., vindo, enfim, a resposta de “um pato”, após oferecimento de uma dica.

Toda essa discussão prévia teve por intuito, oferecer aos alunos elementos sobre a história, sem que a trama principal fosse revelada, mas despertando nas crianças o interesse por descobrir novos saberes a partir da história a ser contada para eles.

Concluída a discussão inicial com os alunos, realizou-se a contação da história “O Pato que não escutava”, concomitante a ela a dramatização da história, de modo a realizar uma apresentação diferenciada, onde procurou ir além da simples narrativa da história agregando a ela, também, o recurso da representação. Vale ressaltar que, para esta atuação, utilizou-se de alguns artifícios, tais como fantoches que serviram para ilustrar melhor os personagens da história, representados pela equipe da atividade.

História: “O Pato que não escutava”

Era uma vez numa floresta muito bonita onde moravam vários animais, todos eram muito amigos, passeavam, conversavam, faziam festas e bailes, tinha muita animação neste lugar. O Sr. Pato sempre foi muito participativo,.alegre, animado

estava diferente, alguma coisa de errado estava acontecendo com ele. Os animais se reuniram e combinaram investigar o que acontecia com o amigo Pato.

Combinaram passar grande parte do tempo perto dele até chegarem a uma conclusão. E assim começou:

A dona Ovelha foi a primeira tentar.

- Olá Pato o que faz aí ?

- Ohhhh, minha amiga eu não vou pro Piauí!

- Pato eu perguntei o que faz aí?

- Ohhhhhh, sim eu gosto daqui! E você sempre enroladinha hein!

A Ovelha foi se afastando triste por não ter conseguido conversar com o Pato, ele entendia tudo errado!

O Coelho muito esperto foi tentar investigar e se aproximou do Pato.

- E aí amigão qual a brincadeira?

- Ohhhhh, Coelho, você quer falar besteira?

- Nada disso sou um Pato muito sério!

- Que isso Pato! Você está doente?

- Ohhhhhh, não sinto dor de dente.

O Coelho foi embora chateado por não conseguir descobrir o que se passava com o amigo.

Mais adiante chega a Dona Girafa, olhando para o alto nem percebeu que o Pato estava ali.

- Ohhhh amiga Girafa, tudo bem aí no alto?

- Sim meu amigo. E você está melhor?

- Ohhhh minha amiga, eu não gosto de jiló!!

A Girafa tinha conversado com os outros animais e sabia que algo estava errado com o Pato. Então pegou o Pato, colocou em seu pescoço e foi procurar a Dona Coruja que é muita sábia e contou-lhe o que acontecia com o Pato.

A Dona Coruja pensou, pensou e chegou numa solução, sugeriu que procurassem o Dr. Jaboti.

A Girafa foi imediatamente com o Pato na casa do Dr. Jaboti.

Chegando lá, contou para o Dr. Jaboti o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com