TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REdação

Monografias: REdação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  104 Visualizações

As meta-regras de coerência

Publicado em abril 17, 2013 por baarbarabarros — Deixe um comentário

A coerência de um texto é garantida por quatro regras básicas. São elas:

meta-regra da repetição: um texto coerente deve retomar elementos anteriormente mencionados. Ex.: Omar e Elisa aguardavam ansiosos pelo retorno de Joana. Hoje, enfim, ela voltou!

meta-regra da progressão: em um texto coerente sempre há acréscimo de informações. Ex.: O namorado não conseguia se expressar de forma alguma. Quanto mais tentava, mais próximo ao mistério Omar se encontrava. Um dia, porém, cansado de ser estereotipado por seus amigos e namorada, mudou da água para o vinho.

meta-regra da não-contradição: em um texto coerente, o que se diz depois não pode contradizer o que se disse antes. Ex.: A garota era uma excelente bailarina. Seus passos eram de causar inveja e se encaixavam perfeitamente no ritmo da música.

meta-regra da relação: em um texto coerente, seu conteúdo deve estar adequado a um estado de coisas no mundo real ou em mundos possíveis. Ex.: Brenda morreu há poucos dias e foi enterrada mesmo com a ausência de sua dona.

Portanto, ao finalizar um texto, deve-se observar se todas essas regras foram contempladas. Se por acaso alguma delas faltar, conserte!, pois o texto só será totalmente coerente se todas essas meta-regras forem seguidas.

About these ads

Share this:

Twitter

Facebook

Coerência textual ›

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com