TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROLHA CERUMINOSA

Exames: ROLHA CERUMINOSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Rolha ceruminosa

Conceito

A rolha de cera não um processo é inflamatório, pode ser causada por acumulo de cerume por excesso de produção ou por dificuldade de eliminação.

O cerume é produzido por glândulas específicas do meato acústico externo em pequena quantidade e eliminado espontaneamente. Tem função antimicrobiana, principalmente pelo pH discretamente ácido que apresenta, sendo um ótimo umectante da pele.

Alguns pacientes o produzem exageradamente, devido a fatores ainda mal definidos e discutíveis, como, por exemplo: excesso de limpeza e possível alterações metabólicas, em geral à secreção ceruminosa se juntam restos celulares e teciduais, conferindo-lhe consistência variada.

As rolhas de cerume são encontradas mais freqüentemente em adultos . A remoção do tampão de cerume pode fazer-se por simples lavagem com água esterilizada morna, jamais com água fria ou quente em demasia, para não originar sintomas de estimulação labiríntica, empregando seringa apropriada de grande capacidade.

Não se adaptar agulha à seringa, para evitar traumas acidentais à membrana timpânica ou à pele meatal. O enema, a ponta do qual se adapta uma sonda de Itard, é boa alternativa, melhor que a seringa comum. O jato de água será dirigido para o quadrante antero-superior do meato. Caso a remoção não se efetue com facilidade, utilizam-se substâncias emolientes próprias , encontradas no mercado farmacêutico, o que facilitará a manobra. Algumas crianças - e mesmo adultos - podem apresentar reações de quase pânico ao trabalho no meato acústico externo, dificultando ou impedindo manobras de limpeza. Em última instância, aconselhamos anestesia geral. A remoção de rolhas de cerume através de instrumentação deve restringir-se ao especialista. A utilização de solventes de cerume sem a lavagem posterior é inútil e pode ser extremamente irritante, em virtude da atividade ceratolítica dessas substâncias .

Rolhas (Tampões) de cerume ou epidérmicos.

O cerume é composto de descamação epitelial, secreção sebácea e produto de glândulas ceruminosas. Os sintomas freqüentes são hipoacusia súbita, autofonia, otalgia e vertigem e/ou zumbidos em alguns casos. Os tampões epiteliais são compostos por restos epiteliais queratinizados, aderidos às paredes do MAE. São de origem idiopática, com freqüente potencial de recidiva4,7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com