TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalizar

Pesquisas Acadêmicas: Racionalizar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONDA

01- Explique o que é racionalizar o trabalho?

Sendo elas o Taylorismo, Fordismo e Toyotismo quais estão relacionados a primeira , segunda e terceira revolução industrial.

1- . Racionalizar, empregos são cortados, locais de produção são fechados, número de funcionários acentuadamente reduzidos. Usando as metáforas preferidas de Bauman (1998) para a vida pós-moderna e para contextos de globalização, posso dizer que a acumulação flexível, sob esta ótica, diminui consideravelmente a possibilidade de ser turista e aumenta, assustadoramente, a de ser vagabundo

2- Racionalização do trabalho nada mais é que a interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições com dinâmica. Sejam em grandes montadoras ou em uma feira livre, por exemplo, deve-se racionalizar os movimentos, economizar tempo e material, otimizando assim, a qualidade dos serviços prestados e o produto final, tornando-se assim mais produtivos.

2-Relacione primeira, segunda e terceira revolução industrial com Taylorismo, Fordismo e Toyotismo.

RESP. Para intensificar esse processo o homem desenvolve meios racionais para ampliar a produção e por sua vez a acumulação de capital, que está associada a intensificação da exploração da força de trabalho.

03 - Quais são os princípios de administração científica citada por Frederick Taylor em seu livro Princípios de Administração Científica? Explique sobre eles.

Destaca- se quatro princípios fundamentais: Princípio de Planejamento: Substituir os métodos improvisados por métodos científicos e testados para cada elemento do trabalho.

Princípio da Seleção e Preparo: treinamento e preparação dos trabalhadores de uma empresa de acordo com suas aptidões.

Princípio de Controle: Supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido, através de pessoas especializadas, cooperando com os trabalhadores para garantir que os passos científicos sejam seguidos.

Princípio de Execução : Para que haja uma organização no sistema as distribuições de responsabilidades devem existir para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

04-O que é Toyotismo?

Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas

05-Quais as principais diferenças entre o Taylorismo, fordismo, e toyotismo no que concerne a organização do trabalho.

TOYLORISMO: é o ritmo do trabalho e da produção eram cronometrados, com a intenção de reduzir gestos desnecessários; FORDISMO: sistema de produção em massa, no qual o trabalhador exerce, como um robô, uma tarefa respectiva e programada (o sistema fordista reduz o trabalhador a um mero autômato cumpridor de ordens e ritmos estranhos à sua vontade); TOYOTISMO: produção conforme a demanda e trabalhador multifuncional (o sitema toyotista, por outro lado, exige um trabalhador mais crítico e intelectualizado, capaz de colocar para o crescimento ou desenvolvimento da empresa).

06-O que é o modelo Kanban e qual sua relação com a modernização da produção toyotista.

A técnica Kanban tem como premissa básica o conceito Just in time, que, resumidamente, corresponde ao conceito de eliminação de estoques através da requisição de quantidades exatas de materiais no momento exato de sua produção ou execução, conhecida como produção “puxada”. Ou seja, ter somente a quantidade de material necessária para a fabricação do que o cliente necessita.

O toyotismo se caracteriza também pela subordinação da produção ao consumo, ou seja, é variada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com