TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radioatividde

Por:   •  22/4/2015  •  Exam  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

A radioatividade no meio ambiente:

No mundo o homem tenta buscar meios de energias que substituam os usados hoje em dia, que tem agredido o meio ambiente severamente. Uma das principais preocupações dos estudiosos é a substituição da energia nuclear por energia mais limpa e sustentável. A energia nuclear emite radiação que causa danos muita das vezes irreversíveis se em contato com o meio ambiente. Uma das principais contaminações é causada pelo descarte incorreto de materiais radioativos afetando o solo, ar e água.

  A radioatividade sendo um destes fatores ao qual o meio ambiente tem sido submetido é causada pela exposição de material nuclear em aterros sanitários liberando assim substâncias radioativas no ar e no solo;conseqüentemente desencadeando uma série de fatores; tendo como exemplo o Casio radioativo que leva um período de cerca de 60 anos no solo para  desaparecer,sendo assim neste período o alimento plantado naquele solo irá adquirir características radioativas afetando assim o ser vivo  que o ingerir  estará pré disposto  a contaminação,este fato também pode ocorrer através do contato com a água e o ar que foram expostos a radiação sendo ela natural ou nuclear.

   Um fato que preocupa muito são os acidentes nucleares onde a radiação emitida causam danos de proporções exorbitantes, um dos fatos de acidente nuclear que marcou a humanidade foi o acidente de Chernobyl no qual a usina liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat. Chernobyl até hoje é uma cidade fantasma.

 Desde então o mundo preocupou-se mais com o manuseio e o descarte correto de material radioativo;por ser um material que gera tantos riscos as soluções que foram encontradas para o descarte deste material foram:

-Fundos Oceânicos

-Camadas de Gelo Polar

- Depósito no Solo

- Deposição em Formações Geológicas Profundas

 -Transmutação

- Estocagem extraterrestre

 Estes modos de descarte encontrados são extremamente caros, mas são necessários para a não contaminação do solo, água, plantas, animais e pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com