TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razões De Estoque

Trabalho Universitário: Razões De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

4.3. Razões para manter estoque:

Segundo Ballou (2006), os estoques possuem vários objetivos dentro da empresa; melhoram o nível de serviço, incentivam economias na produção, permitem economias de escala nas compras e no transporte, agem como proteção contra aumento de preços, protegem a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento e, servem como segurança contra contingência. A seguir segue cada vantagem apontada:

4.3.1. Melhorar o nível de serviço oferecido

Os estoques auxiliam a função de marketing a vender os produtos da empresa e, podem influenciar o nível de serviço oferecido à empresa, tendo em vista que, estoques localizados mais próximos aos pontos de venda e com quantidade mais adequada, permitem entregas em menores prazos. No contexto atual, cada vez mais empresas estão exigindo de seus fornecedores tempos de ressuprimento menores e disponibilidade de entrega imediata. A vantagem imediata para a empresa fornecedora é a obtenção de vantagem competitiva, já que ela terá um menor custo de vendas perdidas, especialmente para produtos particularmente elásticos quanto ao nível de serviços.

4.3.2. Incentivar economias na produção

Na medida em que produzimos um número maior de unidades de um produto, com as mesmas especificações, o custo unitário tende a ser menor. Com a possibilidade de formar estoques, a empresa pode manter uma produção constante, sem se preocupar com as oscilações da demanda. Assim, a força de trabalho pode ser mantida em níveis constantes e os custos de preparação de lotes podem ser diminuídos.

4.3.3. Permitir economias de escala nas compras e no transporte

Os estoques também permitem economias de escala nas compras e no transporte. Quando pequenos lotes de compra são gerados para satisfazer necessidades de produção ou para abastecer diretamente clientes a partir da manufatura, o custo com o frete é maior, já que não há volume suficiente para obter os descontos oferecidos aos lotes maiores.

Assim, entendemos que o estoque torna possível a obtenção de descontos no transporte, através do emprego de grandes lotes equivalentes à capacidade dos veículos. Isso gera um custo de frete unitário menor. Da mesma maneira, quando a empresa compra lotes maiores ao invés de comprar pequenas quantidades, ela se encontra em melhores condições de negociar descontos e vantagens.

4.3.4. Proteção contra alteração nos preços

A formação de estoques protege a empresa contra aumento dos preços. Assim, as empresas podem fazer compras antecipadas quando tiver alguma previsão de aumento nos preços. Tal procedimento acaba criando um estoque acima da média, que deverá ser administrado pelo pessoal de logística.

4.3.5. Proteção contra oscilações da demanda ou no tempo de ressuprimento

Muitas vezes, não é possível conhecer com precisão as demandas de produtos ou os tempos de ressuprimento no sistema logístico. Para garantir disponibilidade de produto, deve-se manter um estoque adicional (estoque de segurança). Estoques de segurança são adicionados aos estoques regulares para atender as necessidades de produção ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com