TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realimentação

Tese: Realimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

Exercício Programado Introdução :: Gabarito

[1] O que é um computador?

Existem muitas definições para descrever o que são os computadores. Embora o termo computador possa ser aplicado virtualmente a qualquer equipamento que tenha um microprocessador, a maioria das pessoas pensa no computador como um dispositivo que recebe do usuário dados através de dispositivos de entrada como mouse e teclado, processa esses dados e os exibe em um dispositivo de saída como um monitor, por exemplo.

[2] Diga a diferença entre Hardware e Software exemplificando cada um.

De uma forma didática podemos dizer que os computadores são formados por hardware e software. Hardware é o conjunto de componentes eletrônicos e mecânicos que formam a parte física dos computadores. Exemplo de hardware: placa-mãe, memórias, teclado etc.

Software são as sequências de instruções ou procedimentos criados para executar determinada função. Exemplo de software: Navegador para Internet (Mozilla Firefox), sistema operacional (Linux) etc

[3] Cite cinco exemplos de software dizendo suas funções.

(1) BrOffice.org Writer = editor de texto, digitação e formatação de texto; (2) BrOffice.org Calc = planilha de cálculos, software para cálculos matemáticos, estatísticos e contábeis; (3) BrOffice.org Impress = editor de apresentações de slides; (4) Mozilla Firefox = navegador para Internet, permite o acesso a páginas na Internet e (5) Gimp = software para tratamento de imagens.

[4] Cinte cinco exemplos de hardware dizendo suas funções.

R. Um computador pessoal é composto basicamente pelos seguintes componentes: processador, memória, HD, placa-mãe e placa de vídeo.

a) O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes.

b) Depois do processador, temos a memória RAM, usada por ele para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados, como uma espécie de mesa de trabalho.

c) A memória RAM funciona como uma mesa de trabalho, cujo conteúdo é descartado a cada boot. Temos em seguida o disco rígido, também chamado de hard disk (o termo em Inglês), HD ou até mesmo de "disco duro" pelos nossos primos lusitanos. Ele serve como unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas.

d) Depois do processador, memória e HD, a placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. As placas de vídeo são dispositivos que mostraram o conteúdo da memória de vídeo no monitor.

e) A placa-mãe é o componente bastante importante do computador, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

Resposta extraída do site Hardware, Guia Definitivo

[5] A distribuição Linux do seu polo é a Ubuntu. Veja sobre sobre a distribuição Linux Ubuntu em http://www.ubuntu-br.org

A palavra ubuntu possui um significado muito bonito. Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não se sente intimidada que os outros sejam capazes e bons para ele ou ela ter auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem do seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness). http://www.ubuntu-br.org/ubuntu

“Ubuntu is a concept that we have in our Bantu languages at home. Ubuntu is the essence of being a person. It means that we are people through other people. We cannot be fully human alone. We are made for interdependence, we are made for family. When you have ubuntu, you embrace others. You are generous, compassionate. If the world had more ubuntu, we would not have war. We would not have this huge gap between the rich and the poor. You are rich so that you can make up what is lacking for others. You are powerful so that you can help the weak, just as a mother or father helps their children. This is God's dream.” (Desmond Tutu) Texto extraído do site http://www.beliefnet.com/story/143/story_14326_1.html

Traduzindo: “Ubuntu é um conceito que nós temos nos dialetos Bantu. Ubuntu é a essência de ser pessoa. Significa que nós somos pessoa através de outra pessoa. Nós não podemos ser totalmente humanos sozinhos. Nós fomos feitos para a interdependência, nós fomos feitos para a família. Quando você tem ubuntu, você acolhe os outros. Você é generoso e compassivo. Se o mundo tivesse mais ubuntu, nós não teríamos guerras. Nós não teríamos essa enorme distância entre ricos e pobres. Você é rico, então você pode prover o que está faltando para os outros. Você é poderoso, então você pode ajudar os fracos, como um pai e uma mãe ajudam seus filhos. Esse é o sonho de Deus”O que é o Linux (ou Gnu/Linux)?

R. Linux é um sistema operacional.

[6] O que é um sistema operacional?

R. Um sistema computacional nos dias de hoje é um conjunto formado por um ou mais processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída de dados. Desenvolver programas que mantenham controle sobre esses componentes é uma tarefa bastante complexa, por isso, os computadores têm um software denominado sistema operacional. A função de um sistema operacional é gerenciar os componentes de hardware e fornecer aos aplicativos e programas do usuário uma interface mais simples. (Tanenbaum, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003)

[7] Dê exemplos de sistemas operacionais

R. Linux, Windows, Mac OS (Macintosh Operating System), Android

[8] O que é uma distribuição Linux ?

R. É uma forma de instalação. Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuição, muitas pessoas e até mesmo empresas se empenham em organizar o kernel, uma série de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigável. A esse conjunto de aplicativos mais o kernel dá-se o nome de distribuição Linux. (Definição disponível em http://www.conectiva.com/doc/livros/online/10.0/usuario/pt_BR/ch01s03.html)

[9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com